São Paulo, terça-feira, 02 de janeiro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALE A PENA SABER - GRAMÁTICA

Uma revisão mais que oportuna

ODILON SOARES LEME
ESPECIAL PARA A FOLHA

É normal que o candidato, às vésperas de uma prova, seja da primeira ou da segunda fase, queira fazer uma revisão da matéria. E é claro que isso é impossível. Não se pode rever, em poucos dias, uma enorme quantidade de matéria estudada ao longo de anos. É mais prático e útil selecionar um ou dois tópicos e concentrar-se neles. O critério para a escolha pode ser a própria importância do assunto, ou a consciência que o candidato tem de ser esse o seu ponto fraco.
Uma sugestão interessante é fazer uma boa revisão do assunto acentuação gráfica. Isso pode ser feito, com muito proveito, em uma ou duas horas. E o exame de recentes provas mostra que o assunto está sendo cobrado com certa insistência. Veja três exemplos.
Na prova da FGV, em dezembro, uma questão pedia ao candidato que assinalasse a alternativa em que as palavras, pela ordem, fossem acentuadas pelas mesmas regras de fácil, científica e Moisés. Acertaram os candidatos que marcaram a alternativa em que figuravam as palavras cárter, lógica e atrás. Você teria acertado? Você é capaz de justificar, de acordo com as regras, o acento nos vários tipos de palavra?
Num dos painéis do Museu da Língua Portuguesa, exibidos no próprio dia de sua inauguração, havia um erro de acentuação. Claro que foi um descuido, mas causou certo tumulto, que a imprensa registrou. O vestibular da Unifesp - humanidades aproveitou o episódio para cobrar do candidato conhecimentos a respeito de regra de acentuação no caso dos hiatos. Já que o erro consistia exatamente em se ter grafado com acento a palavra raiz, perguntava-se: por que raízes tem acento, e raiz, não?
Na prova de língua portuguesa da FGV-economia, um verso de Vinícius de Moraes dizia Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta. Com referência a esse verso, foi apresentada a seguinte questão: "Se a palavra peras estivesse no singular, levaria um acento gráfico, ou seja, seria escrita pêra. Explique a natureza desse acento e dê um exemplo de uma outra palavra que se acentua graficamente pelo mesmo motivo".
Como se vê, parece que o assunto acentuação gráfica está em alta. Que tal fazer uma revisão desse tópico e verificar se, com esses conhecimentos, você teria condições de dar respostas adequadas? Você não estará perdendo tempo. Mesmo que não haja questões sobre o tema, é claro que você precisará desses conhecimentos ao elaborar sua redação. E aí não há como fugir do problema da acentuação.


ODILON SOARES LEME é professor do Anglo, responsável pela vinheta "S.O.S. Língua Portuguesa" da rádio Jovem Pan e autor de "Tirando Dúvidas de Português" e de "Linguagem, Literatura, Redação" (Editora Ática)


Texto Anterior: UFScar: Provas acontecem amanhã, na quinta e na sexta-feira
Próximo Texto: Inglês: Ah, os tais phrasal verbs!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.