São Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2004 | |
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CAMPUS ZONA LESTE Ciências da atividade física, por exemplo, oferecerá visão mais científica do esporte Novos cursos terão foco diferente
ANDRÉ NICOLETTI DA REPORTAGEM LOCAL Alguns dos dez cursos aprovados para o campus da USP na zona leste -como ciências da atividade física, sistemas de informação e lazer e turismo -podem parecer familiares, mas, segundo a universidade, a semelhança de nomes não significa que serão graduações iguais às já existentes. O estatuto da USP proíbe que uma mesma cidade tenha dois cursos iguais, o que impediria, por exemplo, ter educação física no campus oeste e no leste. A preferência pelo nome ciências da atividade física, entretanto, não é uma mera forma de contornar o estatuto, segundo Myriam Krasilchik, que faz parte da comissão de implantação do novo campus. "O curso da zona leste será mais voltado para a promoção da saúde do que para a competição. Será uma visão mais científica do esporte", disse ela. Também lazer e turismo será diferente da graduação da ECA (Escola de Comunicações e Artes). "O curso dará ênfase a aspectos diferentes. Turismo é só uma das formas de lazer", afirmou. Segundo Sonia Penin, pró-reitora de graduação, a própria concepção dos cursos será diferente. "Os cursos são respostas a mudanças na sociedade. O aumento do número de idosos fez com que houvesse uma demanda por atendimento especializado. O curso de gerontologia preparará o aluno nas mais diversas vertentes para atuar com esse público", disse. Outra diferença dos cursos oferecidos no campus da zona leste será o ciclo básico. Dos 40 créditos que o aluno cursará no primeiro ano, apenas 16 serão matérias específicas das graduações. Os outros seis créditos serão de disciplinas comuns, como antropologia, ciência da natureza e psicologia. Além disso, haverá uma disciplina chamada estudos diversificados, em que cada estudante poderá escolher uma área à qual se dedicar. "Queremos respeitar a individualidade. Se a pessoa possui deficiência em uma língua estrangeira ou se tem interesse em arte, ela poderá se aprimorar com o acompanhamento de um tutor", disse Krasilchik. Na disciplina de resolução de problemas, os estudantes precisarão pesquisar assuntos complexos do cotidiano para explicá-los e tentar resolvê-los. Texto Anterior: Comunique-se Próximo Texto: Obras estão apenas no início Índice |
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