São Paulo, quinta-feira, 04 de julho de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO E ARTE

Filme mostra devastação de Timor Leste
A República Democrática do Timor Leste, ou Timor Lorosae, como dizem seus habitantes, é o mais novo país do mundo, tendo sua independência definitivamente estabelecida no dia 20 de maio deste ano, após quatro séculos de dominação estrangeira. Em cartaz em São Paulo, o documentário "Timor Lorosae - O Massacre que o Mundo não Viu", dirigido por Lucélia Santos, mostra os efeitos da última invasão sofrida pela antiga colônia portuguesa, iniciada em dezembro de 1975 pela Indonésia. Os conflitos entre a maioria católica pró-independência e a minoria muçulmana pró-Indonésia deixaram mais de 200 mil mortos durante os anos de ocupação. Em 1999, o Timor passou a ser administrado pela ONU e só neste ano o ex-guerrilheiro Xanana Gusmão foi eleito o primeiro presidente timorense.

Fidel Castro, Stálin e Hitler
O canal pago GNT traz nesta semana dois documentários sobre líderes políticos polêmicos. Hoje, "Hitler e Stálin: Tiranos Idênticos" mostra a vida dos dois ditadores, apontando suas semelhanças, como a infância marcada por pais violentos e a passagem por Viena em 1913. Amanhã, o programa "O Desconhecido Fidel Castro" traz imagens raras de arquivo e entrevistas sobre o líder comunista cubano.


"Hitler e Stálin: Tiranos Idênticos" - hoje, à 0h
"O Desconhecido Fidel Castro" - amanhã, às 23h30


Guerras, por Lasar Segall e Otto Dix
O Museu de Arte Brasileira da Faap traz até domingo a exposição "Otto Dix e Lasar Segall: Imagens da Guerra", em que se podem comparar obras dos dois artistas tendo como tema a guerra. O expressionista alemão Otto Dix (1891-1969) e o russo Lasar Segall (1891-1957), que viveu boa parte de sua vida no Brasil, conheceram-se na Alemanha logo após o término da Primeira Guerra Mundial. Compõem a exposição 50 gravuras em metal de Dix sobre sua experiência como soldado na Primeira Guerra Mundial e 74 aquarelas de Segall sobre a Segunda Guerra.


Museu de Arte Brasileira da Faap. Rua Alagoas, 903, prédio 1. Entrada gratuita. De ter. a sex., das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Tel.: 0/xx/11/3662-1662, ramal 1123


Texto Anterior: Estudar na rede: Fatos da história
Próximo Texto: Calendário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.