UOL

      São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÓXIMA CHANCE

MUITOS ALUNOS ESTÃO NA METADE DA PREPARAÇÃO, E DESEMPENHO RUIM PODE AFETAR AUTO-ESTIMA

Prova de inverno deve ser treino para quem prioriza verão

José Nascimento - 25.mai.2003/Folha Imagem
Candidatos fazem a primeira fase do vestibular da FGV, em São Paulo


ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os vestibulares de inverno podem parecer mais tranqüilos, já que costumam ter uma concorrência menor do que no final do ano, mas, como muitos dos candidatos ainda estão na metade da preparação, um desempenho abaixo do esperado pode acabar afetando a auto-estima. Por isso os alunos que dão prioridade aos exames de verão devem encarar as provas de meio de ano como um treino -que eventualmente pode resultar em uma vaga.
"Se o candidato for mais como um treino, eu recomendo prestar agora. Aí é até capaz de ele ser aprovado, porque a tranqüilidade fala mais alto. Mas, se ele põe muita expectativa e não tem toda a preparação, pode ser um problema", disse Ernesto Birner, coordenador do Anglo.
Natália Macedo, 18, irá prestar o vestibular do Mackenzie para treinar. Mesmo se for aprovada, ela não irá se matricular, pois pretende tentar uma vaga em outras faculdades no final do ano. "Fazer um vestibular de verdade é diferente de um simulado. Há mais pressão, e a gente tem de prestar mais atenção no tempo", disse.
Flávio Fiorante, 18, também fará a prova da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro como forma de treinar e avaliar a sua preparação até agora. "Caso entre, vou ter de refletir bem se vou me matricular ou se continuo no cursinho", disse ele, que irá tentar as públicas paulistas no final do ano.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Novos campi diferenciados da Unesp ainda não têm docentes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.