São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEMPO A FAVOR

Vestibular da UFRJ cobrará filosofia

Alteração não irá tornar processo seletivo mais longo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O vestibular da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sofrerá três mudanças que passam a valer já na próxima seleção, em novembro. A mais significativa delas diz respeito à introdução da filosofia no exame para as carreiras de ciências sociais, direito, filosofia, história e música.
Apesar da alteração, a prova não deve ficar mais pesada para candidatos que concorrem a uma vaga nesses cursos, pois haverá uma redução de questões das outras matérias.
Para a coordenadora-geral do vestibular da UFRJ, Deia Maria Ferreira, a nova prova de filosofia ajudará a selecionar alunos com capacidade de reflexão. A idéia de inserir a filosofia nos exames reflete a inclusão da disciplina no currículo do ensino médio e foi apoiada por docentes das unidades atingidas, segundo Deia.
Outras mudanças significativas atingirão os vestibulandos de engenharia. Nos processos anteriores, eles optavam por uma área da engenharia antes da prova. A partir do próximo exame, terão de fazer um teste geral e serão encaminhados para cada área específica segundo a classificação obtida.
O objetivo da alteração é evitar que certas engenharias, menos concorridas, tenham pouca procura, enquanto que outras acabem com muitos candidatos por vaga, gerando uma distorção na seleção.
Também com a intenção de evitar distorções e, principalmente, simplificar o vestibular, a UFRJ deixará de permitir que os novos alunos escolham a época em que querem iniciar o curso -o que era possível até o último processo seletivo.
A partir do próximo vestibular, os candidatos que obtiverem melhores notas na prova de admissão iniciarão o curso no primeiro semestre e os demais, no segundo. (TC)


Texto Anterior: Alunos terão mais tempo para resolver exame, dizem cursinhos
Próximo Texto: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.