São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APROVAÇÃO

MAIORIA DAS ESCOLAS CLASSIFICA OS ALUNOS PELA PRIORIDADE DOS CURSOS E PELA ORDEM DAS NOTAS

Entender sistemas de convocação evita perda de vaga

DA REPORTAGEM LOCAL

Entender os sistemas de convocação por ordem das opções de cursos será importante para que o vestibulando não fique confuso na hora de conferir as listas de classificação e de chamada para a matrícula.
A maioria das instituições que permitem aos vestibulandos indicar mais de uma opção classifica os candidatos pela prioridade que deram aos cursos e pela ordem decrescente de suas notas no processo seletivo. Ou seja, o aluno é chamado pela sua preferência de curso, mesmo que sua nota seja inferior à de outros candidatos que indicaram seu interesse como segunda ou terceira opções para a mesma vaga.
Esgotada essa convocação, os estudantes serão alinhados novamente, mas, então, pela ordem de sua segunda opção e pelas notas. Essa nova lista será utilizada para preencher as vagas remanescentes.
Um estudante que disputou uma vaga para direito matutino (9,13 candidatos por vaga na PUC-SP) e não foi aprovado, por exemplo, tem poucas chances de entrar em direito noturno (7,18 candidatos por vaga) como segunda opção, pois ele estará classificado atrás de todos os que indicaram esse curso como sua primeira opção.
A Unicamp, por sua vez, divide os cursos em grupos e para eles adota dois tipos de seleção. O primeiro segue o sistema comum de convocação por preferência de curso. No segundo, que vale apenas para os grupos de engenharia elétrica, engenharia química, medicina e enfermagem, os estudantes serão classificados primeiramente pelas suas notas na prova e depois por suas preferências. Assim, os candidatos que obtiverem as maiores médias terão a primeira e segunda opções privilegiadas em relação à escolha dos demais.
Na USP, o preenchimento das vagas é feito, dentro de cada carreira, segundo uma ordem decrescente de notas. Cada aprovado terá atendida a melhor das suas opções de curso em que exista vaga. Por exemplo, um candidato pode ser classificado na carreira, mas, se a sua primeira opção for um curso que já teve suas vagas preenchidas, ele será convocado para a sua próxima opção em que haja vaga.


Texto Anterior: Aprovação: Se não der na primeira chamada, não desista
Próximo Texto: Estudante deve ficar atento ao calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.