São Paulo, terça-feira, 07 de agosto de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO LIMITE

Equilíbrio ajuda a ser aprovado

Rotina de estudos deve ser balanceada com lazer; boa alimentação e exercício são recomendados

Danilo Verpa/Folha Imagem
Eric de Oliveira Carlos, que costuma passar o dia no cursinho


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A palavra-chave que deve guiar a rotina dos estudantes até o vestibular é equilíbrio, de acordo com orientadores pedagógicos e psicopedagogos ouvidos pela Folha.
"Aprender a equacionar o tempo é fundamental", diz Aloysio Costa, 47, coordenador pedagógico do Colégio Augusto Laranja, em São Paulo.
"O estudo requer disciplina e organização. O tempo vai de cada um. Mas nossa sugestão é que o aluno não ultrapasse quatro horas de estudo por dia, além das aulas", afirma Costa, acrescentando que é necessário alternar as matérias e fazer intervalos regulares com duração de dez a 15 minutos.
Eric de Oliviera Carlos, 20, que vai prestar vestibular para medicina e está no terceiro ano de cursinho, tem uma rotina puxada. "Tem dia que chego a estudar por 14 horas. Mas não passo noites em claro", diz.
Noites bem dormidas são fundamentais para o rendimento do aluno, afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, 58, orientadora pedagógica do Objetivo. "Aluno cansado não produz nada. É preciso prestar atenção, também, na alimentação, na prática de esportes."
Os fins de semana, segundo Vera, devem ser dedicados ao lazer. No máximo, à leitura de jornais e revistas que possam acrescentar informações.

Frustração
Para Maria Irene Maluf, 54, presidente da ABP (Associação Brasileira de Psicopedagogia), não dá para querer tirar o atraso de anos de estudo apenas quando o vestibular está se aproximando. "Alunos que tentam fazer isso tendem a não fazer nada a não ser estudar. O problema é que nem sempre eles são aprovados", afirma.
"Isso cria uma sensação ruim, de que a escolaridade não foi válida. Você pode estudar e aprender muito. Mas pode não passar, porque tem alguém que sabe mais do que você. O importante é não desanimar", diz.


Texto Anterior: "Viciados" só pensam no vestibular
Próximo Texto: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.