São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2004
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INGLÊS

Ninguém nasceu sabendo

SIDNEY DE CAMPOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

As sábias palavras do título, ditas muitas vezes por nossos pais, parecem ainda não ter deixado de ser verdade. Mas concordo que é muito frustrante pegar um texto em inglês para ler e ficar com a impressão de não conhecer a maioria das palavras que estão ali. A sensação de impotência diante de uma história que até parece interessante, mas que fica meio obscura por falta de conhecimento de vocabulário, pode causar um certo tédio. Bem, mas o que fazer para diminuir essa angústia e melhorar a compreensão do assunto de um texto?
A receita não é mágica e requer insistência. Observem o seguinte fragmento de texto (em www.multied.com/elections):
"Welcome to our History of Presidential Elections Site. This part of our site provides the history of each Presidential election".
Creio que a maior parte desses dois períodos contém palavras que vocês já conhecem, ou porque já as viram anteriormente, ou porque elas se parecem muito com o português. Sendo assim, sobram apenas algumas que vocês talvez ainda não identifiquem.
É também possível que vocês já tenham chegado à conclusão de que esse breve trecho se refere a um site da internet sobre a história das eleições presidenciais. Mas quantos de vocês já pensaram em pegar um dicionário para verificar as palavras que não conhecem? Eu sei que é trabalhoso, mas pense no quanto você estará ganhando. Quando essas mesmas palavras aparecerem de novo, ou quando forem essenciais para o entendimento de um outro texto, vocês já conhecerão o significado.
Aproveitem os recursos de que dispomos hoje. Existe acesso à internet em muitos locais: no trabalho, na escola, na biblioteca, em centros culturais, em centros comunitários ou até mesmo na sua casa. Se você estiver agora na frente de um computador, entre num site de buscas e procure um "dicionário de inglês e português".
Depois disso, é só navegar. Escolha, entre as opções oferecidas, a que lhe parecer melhor e salve nos seus favoritos! Se você não tem um computador em casa, use o bom e velho dicionário de bolso (eu tenho dois). O importante é não se acomodar nem deixar nenhuma oportunidade de aprender escapar. Aliás, se eu fosse você, eu começaria agora mesmo, com o pequeno trecho que incluí aqui ou ainda arriscaria acessar o link. Vamos ver o quanto você aprende? Good luck.


Sidney de Campos é professor da Unip, da Belas Artes e do "Vestibulando Digital", da TV Cultura, tradutor e mestrando na USP. http://professorsidney.sites.uol.com.br/fovest.html


Texto Anterior: Vale a pena saber - Química: Encha o tanque com mamona!
Próximo Texto: Geografia: Oleaginosas e fontes alternativas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.