São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA METADE

Véspera de prova serve para relaxar

Ler jornal e revista ajuda na redação; no dia antes da prova é indicado deixar livros de lado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na reta final, não adianta se desesperar. A dica de professores e coordenadores de colégios e cursinhos ouvidos pela Folha é que o aluno não deve mudar sua rotina drasticamente.
"O vestibulando não deve cair em extremos. Se bateu um desespero e ele quer estudar que nem louco, de madrugada, ou então se ele quer ficar só no lazer, ele terá problemas", adverte Miguel Arruda, 56, coordenador do ensino médio do Colégio Santo Américo.
É bom aproveitar os poucos dias antes das provas para ler jornais, sites e revistas -o tema da redação geralmente é tirado de notícias do dia-a-dia. "Para fazer um bom texto, é preciso ter argumentos e domínio de português", explica Francisco Platão, 63, professor do Anglo."Um bom treinamento é refazer textos, para tentar traduzir melhor as idéias."
Platão lembra que a Unesp exige uma redação dissertativa. "Se o aluno fizer narração, poesia ou redação kamikaze [cheia de gracinhas e arroubos de originalidade], estará fora."
Na véspera das provas, o ideal é dormir cedo, ter uma alimentação saudável e trocar o estudo pelo lazer. "Estudo de véspera só serve para estressar", diz Armando Muller, 48, coordenador pedagógico do CPV Vestibulares.
Leonardo Trisciuzzi, 18, que vai prestar biotecnologia, faz cursinho e estuda de duas a três horas por dia. "Mas uma vez por semana paro completamente e saio com os amigos."


Texto Anterior: No meio do ano, vestibular é treino e oportunidade a mais
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.