São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIVERSIDADE PÚBLICA

NO SEGUNDO DIA, SÃO COBRADAS QUESTÕES DISSERTATIVAS REFERENTES À CARREIRA ESCOLHIDA

Com 84 testes, primeira prova tem peso menor

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira prova da Unesp, no próximo domingo, é conhecida entre os alunos por ter um nível de dificuldade menor do que outros exames, como a primeira fase da Fuvest. Conseguir uma boa pontuação nela, entretanto, não assegura a aprovação final.
Isso porque a primeira prova, a única em forma de testes, é a de menor peso, valendo apenas um quinto da nota final. As outras duas provas -na segunda e na terça-feira, sempre às 13h- valem dois quintos cada uma.
Sabendo disso, Cynthia Piatelli, 19, candidata de medicina veterinária, prioriza, na sua preparação, as matérias que serão cobradas nas questões dissertativas.
A prova de menor valor é composta de 84 testes de múltipla escolha de todas as disciplinas do ensino médio, exceto português. "Em geral, as questões não são mais difíceis do que as da Fuvest", disse Fernando Dagnoni Prado, diretor acadêmico da Vunesp.
No segundo dia, o aluno enfrenta questões escritas apenas das matérias relacionadas à área do curso. Em todos os casos, há 25 questões, com um nível de complexidade maior. "No segundo e no terceiro dias, o candidato deve construir sua resposta, e não escolher uma alternativa. Ele tem de saber se expressar", disse Prado.
No último dia de prova, é a vez da redação e de dez questões de português, também discursivas.
Outra diferença entre a Unesp e as outras universidades estaduais é que não há lista de livros de leitura obrigatória. "Isso não quer dizer que o aluno não tem de ler os clássicos. Normalmente as questões de português têm no enunciado um trecho de algum texto", disse Prado.
Já o modelo da redação é próximo ao da Fuvest, com uma dissertação e uma série de textos de apoio. "Nós damos os textos para que o vestibulando que não conhece o tema possa se sentir um pouco mais embasado e tenha um ponto de partida para começar a escrever", disse Prado.
O processo seletivo da Unesp, que seleciona 5.695 candidatos para 141 cursos, é composto só pelos três dias de provas, que são feitas obrigatoriamente por todos os 90.531 inscritos. Segundo Prado, o sistema de fase única garante que todos sejam classificados e as vagas possam ser preenchidas.


Texto Anterior: Uviversidade pública: "Mais experiente", candidato faz a Unesp no domingo
Próximo Texto: Vestibular de inverno vai ter mais 280 vagas em sete novos cursos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.