São Paulo, terça-feira, 13 de novembro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começar prova pela redação pode ser boa estratégia, afirmam professores

DA REPORTAGEM LOCAL

Professores ouvidos pela Folha recomendam que o candidato comece a prova da Unicamp pela redação, que vale metade da nota total, para, em seguida, dedicar-se às questões e, na quarta hora restante, retomar novamente a redação.
"É uma dica que costuma ser seguida pelos nossos alunos e funciona, mas o estudante deve avaliar se a estratégia é adequada para o caso dele", afirma Edmilson Motta, coordenador de matemática do Etapa.
Na sua avaliação, com mais tempo para responder às questões, será possível fazer a prova com mais tranqüilidade. "Como cada item, fácil ou difícil, irá valer dois pontos, os candidatos devem tentar fazer pelo menos o primeiro de cada questão, que provavelmente terá um grau de dificuldade menor."

Sem novidades
Apesar das mudanças no número de itens, o formato da prova deve permanecer semelhante ao de anos anteriores.
"Em geral, costuma haver um tema que norteia a prova inteira", afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do cursinho Objetivo. Segundo ela, a prova é "pura redação". "É preciso ler com atenção e interpretar os enunciados para responder exatamente o que está sendo pedido."
Para Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibulares do Anglo, o estudante deve aproveitar todo o tempo disponível, inclusive para caprichar na letra e revisar as respostas, que só serão aceitas à caneta -azul ou preta. (FC)


Texto Anterior: Com formato mais enxuto, vestibular começa no domingo
Próximo Texto: Unicamp: Alunos da rede pública são 30% dos inscritos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.