UOL

      São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2003
  Texto Anterior | Índice

Carreira militar é opção para a graduação

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das opções da área de engenharia mecânica é seguir a carreira militar. O IME (Instituto Militar de Engenharia), no Rio de Janeiro, e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (91 km de São Paulo), oferecem em seus vestibulares a alternativa para quem pretende ingressar nas Forças Armadas.
A formação é similar a da carreira civil, mas, entre as disciplinas da grade curricular, os estudantes encontrarão matérias de mecânica de canhões e de balística.
Antes de entrar no curso, os candidatos enfrentarão as provas dos vestibulares que são considerados os mais difíceis do país -a escolha para a carreira militar ou civil é feita na ato da inscrição. Durante a graduação do IME, o aluno não pode ser reprovado em nenhuma matéria. Caso isso aconteça, ele é jubilado. No ITA, o estudante só pode ter uma dependência. O aluno também tem de realizar os treinamentos militares, equivalentes ao CPOR (Centro de Preparação de Oficiais de Reserva).
As inscrições para as provas do IME serão encerradas no dia 15 de setembro. O site do instituto é www.ime.eb.br. Telefone: 0/xx/21/2546-7007. O prazo do ITA também será encerrado no dia 15 de setembro.


Texto Anterior: Carreira/Engenharia mecânica: Engenheiro desenvolve de eletrodoméstico a avião
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.