UOL

      São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projetos de universidades atendem pessoas da terceira idade

DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem passou dos 40 anos, são oferecidos em diversas universidades programas educacionais que não são de graduação. Em geral, o conjunto de cursos leva o nome de Universidade Aberta à Terceira Idade. Esses projetos podem não conferir diplomas, mas levam ao participante informações sobre saúde, atividades físicas e noções sobre o envelhecimento, entre outras.
A UnATI-Uerj (Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), por exemplo, oferece cursos na área de saúde, como orientação postural, prevenção de quedas, nutrição e sexualidade.
No campo da arte e da cultura, há aulas de dança de salão e de canto coral e oficina de fotografia. Em conhecimentos gerais e línguas, o participante terá atividades sobre a história da arte no Brasil e aulas de espanhol, italiano, alemão ou francês. Finalmente, há programas específicos sobre a terceira idade como seminários de educação gerontológica.
Na UnATI, podem participar apenas pessoas com mais de 60 anos. Também há cursos para profissionais da área. Informações pelo 0/xx/21/2587-7236 ou pelo www.unati.uerj.br.
Os programas oferecidos pela USP podem ser acessados pelo www.usp.br/prc/3idade ou pelo 0/xx/11/3091-3348.


Texto Anterior: Alunos mais velhos são exigentes e mantêm os estudos em dia
Próximo Texto: Oportunidade: USP lança calendário de transferências
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.