São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO E ARTE

Cinemateca exibe "Getúlio Vargas" e "Gregório de Matos", de Ana Carolina
Seguindo a programação dedicada à cineasta Ana Carolina, a Cinemateca Brasileira apresenta hoje "Gregório de Matos", filme sobre a vida do poeta baiano. Conhecido como "o Boca do Inferno", o autor é representante do gênero barroco na literatura brasileira. Após a exibição, haverá um debate com a diretora. O longa sobre Getúlio Vargas narra a trajetória política do ex-presidente por meio de imagens de cinejornais, produzidos pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda do governo Vargas).


"Gregório de Matos" (2002) - hoje, às 20h; "Getúlio Vargas" (1974) - domingo, às 18h, na Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo, tel. 0/xx/5084-2318). Ingresso: R$ 8 (meia R$4)

Centro Cultural cria espaço para debates
Foi inaugurado nesta semana um espaço dedicado à realização de debates no Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1.000, Paraíso). Encerra-se amanhã um ciclo de palestras e vídeos que tem como tema a obra "Os Sertões", de Euclydes da Cunha, cujo centenário é comemorado neste ano. Hoje, há uma discussão com o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa, que está adaptando a obra para os palcos, e será apresentado o vídeo "Canudos, uma História sem Fim". Amanhã, a professora de teoria literária da USP Walnice Nogueira Galvão fará uma palestra e será exibido o documentário "Os Sertões".


Quando - palestras e debates: às 19h, na Sala de Debates. Filmes: às 18h, na Sala de Vídeo Leon Hirszman. Entrada gratuita

TV Cultura exibe documentário sobre Hiroshima
Nos dez segundos após a explosão da bomba atômica, a cidade japonesa de Hiroshima já estava destruída, segundo testes americanos. Cerca de 200 mil pessoas morreram por causa da bomba, tanto imediatamente como posteriormente por causa dos efeitos da radiação. O documentário "Hiroshima - Os Dez Segundos Fatais" mostra o que ocorreu nesse pequeno e destrutivo intervalo de tempo.


Quando - domingo, às 17h


Texto Anterior: Estudar na Rede: Busca na Internet
Próximo Texto: Calendário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.