São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010
  Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CAMPINAS

Unicamp cria curso sequencial para estudante de escola pública

DE SÃO PAULO - O Conselho Universitário da Unicamp aprovou, na semana passada, o Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior).
Pelo programa, os 120 alunos das escolas públicas de Campinas com melhores notas no Enem poderão, a partir de 2011, fazer um curso de dois anos de formação interdisciplinar na universidade.
No período, os alunos terão aulas de disciplinas como matemática, português ou ainda ética e primeiros socorros.
Ao fim do curso, os alunos que quiserem poderão ingressar, sem vestibular, nos cursos da Unicamp. A prioridade na ocupação das vagas se dará aos com melhor desempenho durante o programa.
As vagas que os cursos de graduação oferecerão para o Profis foram criadas especialmente para o programa e não estarão no vestibular tradicional. Medicina, por exemplo, vai oferecer duas vagas extras aos egressos do Profis.
Quem optar por não continuar os estudos terá um certificado de curso sequencial de formação superior, algo que, segundo Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação, é inédito no Brasil. "Esse modelo é muito comum no exterior, mas não tem aqui", diz.
De acordo com o pró-reitor, o Profis vai melhorar a formação dos bons alunos das escolas públicas. "O programa vai beneficiar alunos da escola pública que têm potencial para se desenvolver, mas se autoexcluíam do vestibular."
Ainda segundo Knobel, o programa passará por avaliações constantes e poderá incluir escolas públicas de fora de Campinas através de parcerias com outras universidades.


Texto Anterior: Raio-X da UFPel
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.