São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuvest tem competição só para treineiros

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde o início do vestibular da Fuvest, em 1976, estudantes participam do processo seletivo antes do último ano do ensino médio para ter o primeiro contato com a prova.
Com o passar dos anos, a adesão ficou tão grande que, em 1995, os coordenadores do vestibular decidiram passar a diferenciar os vestibulandos reais dos que estavam apenas treinando.
"Em algumas carreiras, como enfermagem, que era menos concorrida, eles chegavam a ser a maioria dos candidatos", afirma Roberto Costa, coordenador do vestibular da Fuvest.
Para que a distorção deixasse de existir, a partir daquele ano, os estudantes que não haviam terminado o ensino médio começaram a concorrer em três carreiras fictícias, exclusivas para treineiros. Eles podem escolher entre as áreas de humanas, exatas e biológicas para que possam fazer provas de suas áreas específicas se passarem para a segunda fase.
Quem escolhe humanas faz os mesmos testes de direito -português, história e geografia. O pessoal de exatas faz as provas de engenharia -português, matemática, física e química- e quem opta por biológicas faz os de medicina -português, biologia, física e química.
Além disso, os treineiros têm uma lista separada de aprovação.
Já no vestibular da Unicamp, os treineiros fazem a inscrição normalmente, têm que escolher uma carreira para concorrer como os outros candidatos e fazem as provas como qualquer outro vestibulando. A única diferença é que eles não aparecem na lista de aprovados.
Os treineiros ficam sabendo se teriam sido aprovados ao acessar a página com informações sobre seu desempenho individual no site www.convest.unicamp.br.
Na Unesp, os treineiros fazem todo o processo seletivo normalmente e seus nomes são divulgados até na lista de aprovados -mas eles não podem fazer a matrícula.
Na Unifesp e na UFSCar, treineiros já preenchem uma inscrição específica e têm uma classificação que é feita separadamente. (FN)


Texto Anterior: Fazer vestibular antes da hora ajuda a se acostumar com prova
Próximo Texto: Treineiros em vestibulares de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.