São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FGV lança dupla graduação entre direito e economia

Estudante pode sair com diplomas dos dois cursos após sete anos e meio

FABIANA REWALD
DE SÃO PAULO

Duas faculdades em uma. Essa é a proposta que a FGV-SP (Fundação Getulio Vargas) lançou neste ano para alunos de direito e economia.
Anualmente, serão abertas cinco vagas em cada curso, pela chamada dupla graduação. Em sete anos e meio -contra os nove necessários para fazer os dois cursos separadamente-, o aluno poderá sair com dois diplomas.
A parceria já existe entre direito e administração e entre administração e economia. A vantagem é que, fazendo só uma vez as disciplinas comuns, dá para terminar os dois cursos mais rapidamente. Além disso, não é preciso fazer novo vestibular.
Como há mais interessados do que vagas, é preciso passar por um processo seletivo. Os alunos de direito fazem uma prova de matemática e os de economia têm de passar em um exame com redação e análise de texto. O outro critério de avaliação é o desempenho na faculdade.
Para se candidatar, é preciso estar ao menos no 6º semestre -para que a segunda graduação se inicie no 7º semestre do curso de origem.
No final do ano passado, a FGV abriu processo seletivo para alunos de direito. Um dos selecionados foi Amir Choaib Junior, 20.
Ele faz estágio em direito tributário e acredita que a economia pode contribuir muito para o trabalho nessa área. Quando prestou vestibular, Amir já sabia do projeto da dupla graduação, e esse foi um dos motivos pelos quais ele escolheu a FGV.
Para Adriana Ancona de Faria, coordenadora de direito, os conhecimentos de economia ajudam principalmente quem quer trabalhar em áreas como políticas públicas, infraestrutura e direito concorrencial.
"Para o aluno da economia, a dupla graduação é muito vantajosa porque, para atuar em áreas como regulação, concorrência, políticas públicas e comércio internacional, o economista tem que possuir sólidos conhecimentos da área jurídica", diz Nelson Marconi, coordenador de economia.
No final deste ano, será aberto processo seletivo para alunos dos dois cursos.


Texto Anterior: Unesp integra uma das mais novas parcerias
Próximo Texto: Edição 2010: Inscrições para o Enem começam na segunda-feira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.