UOL

      São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATUALIDADES

Mercosul: uma alternativa econômica regional

ROBERTO CANDELORI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na 24ª Reunião de Cúpula do Mercosul, realizada no Paraguai em junho, o presidente Lula declarou que gostaria de ver o bloco ampliado com outros países da América do Sul e de caminhar para o modelo da União Européia, um espaço para a livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas.
Oficialmente, o Mercosul (Mercado Comum do Sul) surgiu com o Tratado de Assunção, assinado em 1991 pelo Brasil, pela Argentina, pelo Uruguai e pelo Paraguai. Mas o projeto de integração regional remonta a 1985, quando os presidentes do Brasil e da Argentina firmaram um acordo bilateral que ficou conhecido como Declaração de Iguaçu.
Segundo o documento, o Brasil e a Argentina comprometiam-se a promover a integração dos dois países nas áreas técnica, econômica e comercial e estabeleciam as bases para a criação de uma união aduaneira, ou seja, um bloco econômico com livre comércio e definido por uma tarifa externa comum. Paraguai e Uruguai foram convidados a fazer parte do grupo em agosto de 1990.
Em dezembro de 1994, os países sancionaram o Protocolo de Ouro Preto, que autoriza o Mercosul a negociar e a assinar tratados com outros blocos em nome de todos os membros. Para o futuro, projeta-se a criação do Parlamento do Mercosul e do Instituto Monetário, com o objetivo de criar uma moeda única.
Com uma área total de quase 12 milhões de km2, um mercado potencial de 220 milhões de consumidores e um PIB próximo de US$ 1 trilhão, o Mercosul representa boas perspectivas para o futuro. Se considerarmos que, no desenrolar do século 21, a água será um elemento estratégico essencial, cabe destacar que dentro do Mercosul estão as duas maiores bacias hidrográficas do planeta: a do Prata e a da Amazônia.


Roberto Candelori é professor do Colégio Móbile e do Objetivo. E-mail: rcandelori@uol.com.br


Texto Anterior: História: Transformações na Baixa Idade Média
Próximo Texto: Carreira/História: Profissional amplia espaço dentro das empresas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.