São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado e consciência ecológica atraem alunos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Afetados pelas mesmas dúvidas que tomam os pensamentos de muitos alunos no último ano do ensino médio, Flavia Cristina Guimarães Silva, 17, e João Carlos Cabral Cunha, 18, acabaram escolhendo a mesma carreira. Os dois vão virar colegas de classe do curso de engenharia bioenergética da Fumec -uma das três faculdades a oferecer o curso no país em 2008.
Ela, após desistir de prestar vestibular para direito, ao acompanhar a rotina de trabalho da mãe, ficou em dúvida entre dois cursos de engenharia: ambiental e química. "Quando estava buscando mais informações sobre as áreas que tinha dúvida, achei a engenharia bioenergética. Ao ler a descrição do curso, tive certeza do que queria fazer", diz Flavia.
Ele, dividido entre a razão da matemática e o lado extrovertido da comunicação, também não teve mais dúvida quando assistiu a uma palestra do novo curso. "Achei muito interessante o assunto e quis me aprofundar na questão da bioenergia", afirma João.
Com a resposta na ponta da língua, os dois se dizem ansiosos para as primeiras aulas. "Vai ser uma honra participar da primeira turma do curso", conta Flávia. "Como é um curso novo, espero encontrar uma turma bacana, disposta a mudar as coisas", diz João, em referência a aplicação das novas matrizes energéticas.
Flávia aponta também, como uma das razões para a escolha do curso, um promissor mercado de trabalho e diversas oportunidades mundo afora.
"O Brasil já é uma referência no etanol, sem contar que é uma questão mundial buscar fontes renováveis e novos combustíveis. O curso vai oferecer uma oportunidade para trabalhar no exterior."
Também consciente, João explica os outros motivos. "Enquanto não tivermos preços competitivos, investimento em pesquisa, os combustíveis alternativos não sairão do papel."


Texto Anterior: Carreira: Energias são foco de novo curso
Próximo Texto: Biocombustíveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.