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LITERATURA
Organize a leitura para Fuvest e Unicamp
Roteiro pode variar, mas candidato deve se programar para conseguir ler as nove obras
FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL
LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REDAÇÃO
Faltam nove meses para a
primeira fase da Fuvest 2009.
Apesar de parecer muito tempo, o vestibulando deve começar o quanto antes a se debruçar sobre as nove obras cobradas nos vestibulares da Fuvest
e da Unicamp, que, pelo terceiro ano consecutivo, mantiveram a mesma lista unificada.
Com base na análise das provas dos últimos dois vestibulares, não há uma obra que mereça mais atenção do que outra, já
que todas (ou quase todas) costumam ser cobradas.
O objetivo de unificar as listas das duas universidades e repeti-las por três anos é, segundo Leandro Tessler, coordenador-executivo da Comvest, que
organiza o vestibular da Unicamp, é fazer com que o candidato leia todas as obras. "É melhor os alunos lerem menos livros, mas lerem todos", diz ele,
que conta que se surpreendeu
com o número de questões
-oito- relacionadas aos livros
na última prova da Unicamp.
"Fica a mensagem para o interessado. É para ler tudo mesmo."
Professores ouvidos pela Folha fizeram algumas sugestões
de roteiro de leitura, mas, independentemente da ordem seguida, o que importa é ter disciplina para organizar o tempo e
conseguir ler todos os livros.
Segundo eles, os livros de
poesia podem ser lidos ao longo
do ano em paralelo com os de
prosa, pois os poemas fazem
sentido isoladamente.
"Todas as obras têm a mesma
possibilidade de cair. Portanto,
devem receber atenção igual.
Não existe uma fórmula pronta
de roteiro. Pode-se optar pela
ordem cronológica, mas o melhor critério mesmo é a vontade de ler para a leitura render
mais", aconselha Fernando
Marcílio Lopes Couto, professor de literatura do Anglo.
Fernando Teixeira, professor
do Objetivo, sugere que o candidato com mais tempo inicie a
leitura pelas obras mais longas
e/ou desafiadoras, em prosa.
"Aos que não têm muito tempo
ou, por qualquer outra razão,
correm o risco de não conseguirem ler todas, sugere-se o caminho inverso, assim, o repertório das lidas será o maior possível. As que não forem lidas poderão ser parcialmente conhecidas por meio de resumos etc."
"O candidato tem de ser metódico para conciliar a leitura
das obras com o estudo das outras disciplinas", afirma Célia
Passoni, coordenadora de português do Etapa. "Se for possível, a releitura dos livros sempre é interessante por permitir
uma análise mais aprofundada
e crítica das questões abordadas nas obras."
Michael Choi, 18, já leu oito
dos nove livros da lista cobrada
pela Fuvest e pela Unicamp no
ano passado. Candidato a uma
vaga em engenharia, ele pretende reler todos e, desta vez,
não deixar de fora "Sagarana".
"Acho que será mais proveitoso
se eu ler de novo, assim terei
uma outra visão sobre algo que
já conheço. Mais para o fim do
ano, pegarei os resumos para
ler", planeja.
Renata do Nascimento, 21,
reprovada na Fuvest, só conseguiu ler sete obras. "Não soube
administrar meu tempo, mas,
às provas deste ano, vou chegar
com todos lidos."
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