São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSISTÊNCIA

ANTES DE FAZER OUTRO EXAME, REFLITA SOBRE SUA ESCOLHA E SEU DESEMPENHO ANTERIOR

Até quando tentar ser aprovado no vestibular?

Fabiana Beltramin/Folha Imagem
O vestibulando Rodrigo Castro, que vai tentar pela terceira vez uma vaga no curso de medicina


ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Estudar os mesmos conteúdos várias vezes, ver os colegas entrando na faculdade e enfrentar a autocobrança de não ter de passar por isso de novo. Para não abandonar o sonho de seguir em determinada carreira ou de entrar em certa faculdade após algumas tentativas, o vestibulando tem de ter persistência e, acima de tudo, certeza de sua escolha.
Para saber se realmente vale a pena tentar por mais um ano o ingresso no curso escolhido, o estudante deve pesar outras possibilidades, como experimentar outra carreira e prestar vestibular em faculdades de outras cidades ou menos tradicionais.
Em medicina, por exemplo, é comum que estudantes levem três anos para a aprovação conseguir. Isso porque, diferentemente do que ocorre em outras carreiras, a disputa é acirrada mesmo nas faculdades menos tradicionais.
Rodrigo Castro, 20, que diz não agüentar mais fazer cursinho, pensou em desistir de medicina e tentar biomedicina ou arquitetura. Ao informar-se sobre outras carreiras, entretanto, percebeu que o que realmente queria era sua antiga escolha e tentará pela terceira vez entrar no curso. "Só faço vestibular em instituições gratuitas porque não posso pagar uma faculdade", disse ele, que chegou a ser aprovado em arquitetura no ano passado.


Texto Anterior: Fique Atento
Próximo Texto: Até quando tentar?: Após várias tentativas, é hora de reavaliar opção por curso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.