São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motivo de tanta tensão é importância dada ao momento pela sociedade, diz especialista

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com tanto conteúdo para estudar e sob grande pressão, é normal que o vestibulando fique estressado, segundo Marilda Lipp, do Centro Psicológico de Controle do Estresse. O motivo, de acordo com a psicóloga, é que a situação do vestibular é colocada "como muito grave" pela sociedade.
"O adolescente põe uma importância muito grande nisso e o medo do fracasso leva a se estressar. Enquanto dermos esta conotação para este momento da vida, eles vão continuar a se sentir ansiosos", diz Lipp.
Por causa do estresse, é comum que o estudante fique irritado, nervoso e tenha dificuldade de concentração. Em casos mais graves, o adolescente pode apresentar depressão e ansiedade excessiva.
Luciana Barbosa, 18, que presta jornalismo na USP, na Unesp e na Cásper Líbero, viu isso acontecer no pior momento possível. "Tive uma crise de choro no meio da prova no ano passado", lembra ela, que agora diz ter conseguido se manter mais calma durante os exames.
André Meller, do serviço de psicologia do Cursinho da Poli, diz que casos como este aparecem com freqüência. "Tentamos mostrar para eles o quanto esta situação acontece com todos os colegas, porque, às vezes, eles acham que estão passando por toda essa tensão sozinhos."
Para se dedicar ao cursinho, Luciana parou até de praticar handebol, seu esporte predileto. "Não ia dar tempo de fazer tudo junto", afirma.
De acordo com Lipp, a atitude, comum entre pré-vestibulandos, é equivocada. A psicóloga afirma que a melhor forma de se livrar do estresse é passar pelo menos uma hora do dia sem pensar nos estudos, e a prática de exercícios físicos é um bom momento para isso. "Tem que se desligar de tudo por um tempo", diz. (FN)


Texto Anterior: Mais calma: Até CVV registra mais ligações na época de vestibular
Próximo Texto: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.