São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Alunos resistem às tentações e optam pelo estudo na web

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pedro Henrique Pereira tem 17 anos e estuda na escola técnica São Roque, em São Roque, na região metropolitana de São Paulo. Pedro Henrique fará a prova do Enem e tenta complementar os estudos pela internet.
"Passo muito tempo navegando na rede. Faço isso todos os dias. Passei a procurar coisas que pudessem me ajudar a estudar", diz ele.
O estudante, que pretender fazer as provas da Fuvest, Unesp e UFSCar para engenharia elétrica, deixou o bate-papo de lado e passou a buscar, aqui e ali, meios de incrementar os estudos.
"Sempre têm aulas gravadas no YouTube, algo interessante em blogs." Há cerca de dois meses, Pedro Henrique cadastrou-se no EuNoEnem, por indicação de um amigo. Ali, diz ele, foi possível reunir num único espaço ferramentas que estavam dispersas.
O site tem aulas on-line, listas de discussão para tirar dúvidas, blogs e mais ferramentas. Pedro Henrique sabe das novidades no portal via Twitter e Facebook.
"Não dá para esquecer do conteúdo de sala de aula, mas é claro que a rede ajuda", afirma.

PREPARAÇÃO
Muitos professores do ensino médio têm buscado ferramentas de internet para a preparação de aula. É o caso do professor de História do Cursinho do XI, em São Paulo, Pedro Sérgio Pereira.
Ele utiliza frequentemente o YouTube em suas aulas de história. "Dá para resgatar imagens e reportagens da história geral e do Brasil. A aula ganha porque, ao ver [a imagem], o aluno fica mais interessado."
Segundo o professor, o material jornalístico disponível na internet também é fundamental, principalmente porque as provas do Enem focam em aspectos contemporâneos. "Passo links de entrevistas, reportagens e recomendo que meus alunos leiam blogs."
(GV)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Foco: Revista traz cruzadinhas e caça-palavras com conteúdos cobrados pelo Enem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.