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      São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2003
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UNICAMP 2004

SÃO PELO MENOS 1.500 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA; RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA MÉDIA É 17,2

Pesquisa na graduação é diferencial da universidade

Marcos Ribolli - 11.jun.2003/Folha Imagem
Alunas da Unicamp caminham por praça do Instituto de Biologia da universidade, que faz a primeira fase do processo seletivo no domingo


ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para cada vaga da Unicamp, há 17,2 candidatos. Os que conseguirem ingressar na universidade terão a oportunidade de fazer outras atividades acadêmicas além das aulas. Entre os diferenciais da Unicamp estão as suas pesquisas, das quais os estudantes podem participar desde a graduação.
A pós-graduação, que concentra metade dos discentes da universidade, tem projetos que geralmente também tem a participação de alunos da graduação em iniciações científicas. Normalmente, os estudantes que participam recebem bolsas. "Seguramente temos pelo menos 1.500 bolsas de iniciação. O trabalho com pesquisa é parte fundamental da formação, mesmo que ele não vá para a carreira acadêmica", disse José Luiz Boldrini, pró-reitor de graduação da Unicamp.
Outro atrativo da universidade, segundo ele, são os seus docentes, que têm de ter pelo menos o doutorado. "Isso quer dizer que ele teve experiência com pesquisa, que ele sabe não só ensinar, mas produzir conhecimento", disse ele.
A falta de professores foi agravada neste ano, segundo ele, pela reforma da Previdência, que ocasionou o triplo de pedidos de aposentadoria. "Isso está causando um estresse em áreas mais antigas, em que há mais professores com condições de se aposentar, mas estamos atuando para recompor essas vagas."
A recomposição esbarra, segundo Boldrini, no mesmo quesito que impede que a infra-estrutura seja melhor: as verbas. Mas isso, de acordo com ele, não significa um ensino pior.
"A infra-estrutura da Unicamp é muito boa. Há [universidades] particulares que supostamente têm uma infra-estrutura melhor, mas são coisas que influem pouco no ensino. Não adianta ter material se não há professores com conhecimento para utilizá-los. Não é um computador de última geração que faz um bom ensino. Claro que nós queremos ter esse computador, mas queremos isso tendo bons professores."


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