UOL

      São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOGRAFIA

A interpretação dos gráficos

EDER MELGAR
ESPECIAL PARA A FOLHA

As provas de geografia, além de cobrarem a interpretação de mapas, costumam também avaliar a capacidade dos alunos para compreender gráficos.
A análise de gráficos denominados pirâmides etárias é uma das questões preferidas dos elaboradores. Os gráficos mais comuns consistem em uma linha vertical, em que se assinalam as diversas faixas de idades, e em barras horizontais, que indicarão, para cada uma delas, a proporção de homens e de mulheres.
Uma das maneiras de explorá-los é apresentar dois gráficos e exigir do aluno que indique a que tipo de país correspondem. Um deles, com barras maiores para as faixas etárias mais jovens, abaixo dos 19 anos, e outro com barras maiores para a população adulta, até 60 anos. O primeiro refere-se, provavelmente, a um país ruralizado ou de urbanização muito recente -em geral, com crescimento vegetativo muito alto. O segundo corresponde a um país de urbanização antiga, com crescimento vegetativo menor e de população mais envelhecida, com menos jovens.
Os termopluviogramas também aparecem muito nos exames. São gráficos com duas escalas laterais, uma para as temperaturas e outra para os índices pluviométricos, separadas por uma base em que se assinalam os 12 meses do ano. A variação da temperatura é apontada por uma linha contínua, resultante da união dos pontos que indicam as médias mensais, enquanto que os índices de chuva são representados, também mensalmente, por barras verticais. Quanto maior a barra, maior o índice pluviométrico.
A forma mais comum de aproveitá-los nas provas consiste também em apresentar um ou mais deles para cobrar do aluno o clima correspondente a cada gráfico. Por exemplo, um gráfico com temperaturas altas e pequena amplitude térmica e com barras indicando índice pluviométrico elevado provavelmente se refere ao clima equatorial.


Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus


Texto Anterior: Física: O corpo humano e a física: parte 1
Próximo Texto: História: A Europa no início do século 19
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.