São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminhos para a universidade

O meio do ano já deixou de ser uma época de férias para os vestibulandos e passou a contar como mais uma oportunidade para os candidatos que pretendem chegar à universidade. Mais de cem escolas em todo o país oferecem os chamados processos seletivos de inverno, e o caminho até a universidade passa por instituições particulares e públicas.
O candidato interessado em cursos oferecidos pelas faculdades particulares, mas que não tem condições socioeconômicas, pode tentar obter uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos). As inscrições começam amanhã. No Estado de São Paulo, o estudante pode optar pela Unesp e seu "vestibular regionalizado", em 12 cidades espalhadas pelo interior paulista. No país, 19 Estados terão novas vagas em universidades federais, dentro de um programa de expansão. Apenas na nova unidade do ABC, 1.500 alunos serão aprovados para o curso de bacharelado em ciência e tecnologia, em que o estudante poderá personalizar sua formação, escolhendo grande parte das disciplinas que irá cursar.
De acordo com os professores de cursinho, durante a reta final de preparação para as provas, qualquer que seja o caminho escolhido pelo vestibulando, é preciso aumentar a resolução de exercícios e revisar menos a teoria; treinar o tipo de prova de cada instituição consultando exames anteriores e fazendo simulados.
E, já pensando na aprovação, o candidato deve agilizar o material necessário para a matrícula, que não é efetuada quando a documentação está incompleta.


Texto Anterior: VESTIBULAR NO MEIO DO ANO

"Regionalizada", Unesp tem vagas em 12 municípios

Próximo Texto: Bolsas: Prouni é chance de ingressar em faculdade paga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.