São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2003 | |
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TÁ SABENDO? RESOLVER MUITOS EXERCÍCIOS É O PRIMEIRO PASSO PARA AVALIAR DIFICULDADES NO APRENDIZADO Na reta final, vestibulando deve medir a sua preparação para orientar estudos
LUIS RENATO STRAUSS DA REPORTAGEM LOCAL O frio na barriga está aumentando, não é mesmo? O segundo semestre entrou a todo vapor e não é hora de perder tempo. A preparação está na reta final. A melhor forma para começar a organizar a sua agenda deste período é fazer uma avaliação do seu preparo para as provas dos vestibulares de fim de ano. A Folha consultou nove coordenadores e professores dos cursos Objetivo, Anglo, Etapa e Cursinho da Poli. Todos dizem que o primeiro passo é fazer um simulado e avaliar quais as falhas que ainda possui. Há três formas para isso: ficar atento ao calendário dos simulados oferecidos gratuitamente pelas instituições, que pode ser conferido semanalmente no Fovest, utilizar os simulados disponibilizados na internet ou resolver as questões de vestibulares anteriores -disponíveis nas bibliotecas dos cursinhos e em alguns sites das próprias universidades. O ideal é encarar os simulados -mesmo os feitos em casa- com seriedade, respeitando o limite de tempo proposto, como em uma situação real. Manter a disciplina em momentos como esse também ajudará o estudante a ficar mais relaxado na hora do vestibular, porque ele já vai ter vivido uma experiência parecida. Resultados Depois de feitas as questões, chegará o momento de analisar os resultados. Caso tenha escolhido fazer o teste em provas do cursinho, o resultado deve ser comparado apenas com o dos demais alunos que fizeram o mesmo exame. Em geral, as instituições dão ao estudante uma estatística de seu desempenho. É por meio desses dados que o vestibulando irá planejar os próximos meses. Se resolveu fazer os simulados da internet, o vestibulando deve levar em consideração que algumas questões podem abordar assuntos que ainda não foram vistos em sala de aula. O estudante pode consultar um professor para saber se realmente o conteúdo não foi abordado. A resolução das provas de vestibulares anteriores também é uma ferramenta importante para medir o nível de preparação. Para quem fizer as provas da primeira fase da Fuvest, por exemplo, já é o momento de a pontuação final estar próxima da nota mínima exigida para a convocação para a segunda fase do processo seletivo -a chamada nota de corte. Lembre-se de que a Fuvest mudou o sistema dos exames em 2002. A prova da primeira fase passou a ser aplicada em apenas um dia, com cinco horas de duração e cem testes. Entre 1995 e 2001, aplicavam-se 160 testes em dois dias de exames, de quatro horas cada um. A nota de corte do último vestibular, para ingresso em 2003, pode ser conferido na tabela ao lado, e os demais estão disponíveis no site www.fuvest.br. Informações pelo telefone 0/xx/11/3093-2300. Os coordenadores de cursinho também recomendam que os estudantes façam a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece no próximo dia 31. Embora a avaliação seja diferente do vestibular, será um bom teste para os alunos verificarem como está a sua capacidade de interpretação dos textos e das questões da prova. As inscrições para o Enem já estão encerradas. Depois de conseguir identificar as deficiências na sua preparação, organize seus estudos de acordo com o calendário das provas das instituições de seu interesse. Texto Anterior: Cartas Próximo Texto: Para professores, ainda dá tempo para colocar a matéria em dia Índice |
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