São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2010
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Aluno pode optar por 6 habilitações

Jornalismo, publicidade, rádio e TV, relações públicas, editoração e cinema são as possibilidades

DE SÃO PAULO

Alunos muito comunicativos, que se expressam bem, gostam de ler e escrever podem até chegar, com relativa facilidade, à conclusão de que querem estudar comunicação. Mas daí a escolher uma carreira na área há um longo caminho.
De acordo com a psicanalista e orientadora vocacional Maria Stella Leite é muito comum que alunos a procurem com a certeza de que querem comunicação, mas sem saber qual das profissões escolher. As opções são jornalismo, publicidade, rádio e TV, relações públicas, editoração e cinema.
Para quem vive essa dúvida, Maria Stella dá uma dica. Ela diz que a comunicação se apoia em três pilares: a informação, a criação e os negócios. Nas habilitações, diz ela, essas três bases acabam se mesclando, mas cada curso enfatiza uma delas, conforme sua natureza.
Jornalismo e editoração, por exemplo, são carreiras que primam pela informação. "Isso não quer dizer que o jornalista não tenha que ser criativo nem que ele não precise pensar comercialmente numa situação", afirma.
Já os cursos de relações públicas, publicidade e marketing são mais relacionados à área de negócios. Algumas atividades do publicitário, no entanto, são intimamente ligadas à criação.
A arte de criar, aliás, é fundamental para quem cursa cinema e rádio e TV, diz Maria Stella. "Mas rádio e TV tem um dado curioso: costuma atrair alunos que gostam de tecnologia."
Com a certeza de que queria cursar comunicação social, mas sem saber ao certo qual habilitação escolher, Ana Flávia de Carvalho, 17, procurou ajuda profissional.
A aluna deu ouvidos à sua afinidade com as exatas e hoje não pestaneja: "Optei por tentar marketing na ESPM".


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