São Paulo, terça-feira, 22 de dezembro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIQUE DE OLHO

TRÍPLICE FRONTEIRA

Senado aprova criação da 1ª universidade bilíngue no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

O Senado aprovou na semana passada, por unanimidade, a criação da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), primeira universidade do país a ter aulas em duas línguas, português e espanhol. Para entrar em vigor, o projeto só precisa da aprovação do presidente Lula.
A instituição será implantada na tríplice fronteira, em Foz do Iguaçu (PR), no limite entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina. O maior objetivo da Unila é promover a integração latino-americana.
Segundo o Ministério da Educação, "os cursos estarão relacionados a áreas de interesse mútuo dos países-membros do Mercosul". Alguns exemplos são: relações internacionais e integração regional; história e direitos humanos na América Latina e saúde coletiva.
Para ajudar os alunos, estão previstas aulas de português e espanhol nos períodos iniciais da graduação.
A previsão é que a universidade comece a receber os alunos de graduação já a partir do segundo semestre de 2010. Algumas atividades de pós já estão acontecendo.
A construção do campus, cujo projeto é assinado pelo escritório de Oscar Niemeyer, deve durar dois anos. Enquanto isso, as aulas serão ministradas na sede provisória instalada no parque tecnológico de Itaipu.


Texto Anterior: Carreira: Banco atrai cada vez mais estatísticos
Próximo Texto: Nova chamada: Unesp reconvoca alunos para prova de habilidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.