São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE MALAS PRONTAS

Universidades estaduais paulistas permitem intercâmbio entre si

Aluno da USP pode cursar disciplina na Unesp, por exemplo, sem suspender as aulas regulares

A Unicamp aceita também matérias cursadas na Unifesp e na UFSCar, desde que aprovadas previamente

JULIANA VAZ
PAOLA CARVALHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para quem não estuda em universidade federal, uma opção é o intercâmbio entre as estaduais paulistas. Desde 2000, alunos de Unesp, Unicamp e USP podem fazer intercâmbios entre si.
Para participar, o aluno deve conferir se as disciplinas que deseja cursar na outra universidade têm ementa e carga horária equivalentes às de seu currículo e receber a aprovação do coordenador de seu curso.
Na estadual de destino, o intercambista tem o status de aluno especial, o que permite, ao fim do intercâmbio, a emissão de um registro das atividades realizadas.
Mas, ao contrário da mobilidade federal, o intercambista paulista não precisa se desligar temporariamente da universidade de origem.
Aluna regular de teatro no Instituto de Artes da Unesp, na Barra Funda (zona oeste de SP), Ilda Andrade, 25, cursa a disciplina maquiagem como aluna especial na USP.
"Na Unesp, a disciplina se chama caracterização 2. Os nomes das disciplinas são diferentes, mas o conteúdo e a carga horária não", afirma.
Ela optou pelo intercâmbio porque os horários de duas disciplinas que deveria cursar na Unesp se sobrepunham, e assim ela atrasaria a sua formatura. Na USP, solucionou o problema.
"Estou adorando e conhecendo outras pessoas da minha área, outros modos de pensar o teatro", diz.
Carlos Bragatto, 22, fez o mesmo. Aluno da Unesp em Marília (435 km de SP), cursa ciências sociais na USP, para onde quer se transferir. Para ele, a interação com os docentes na Unesp era mais fácil, mas na USP os professores são melhores.
A Unicamp reconhece também atividades acadêmicas realizadas na Unifesp e na UFSCar, desde que aprovadas previamente.


Texto Anterior: Sisu terá rodada única entre 10 e 14 de junho
Próximo Texto: Públicas: Unesp faz 1º vestibular de inverno com duas fases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.