São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004
  Texto Anterior | Índice

Cinema informa sobre profissões

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de ajudar o vestibulando a entender melhor alguns tópicos das matérias, os filmes também são uma boa opção para fazer o aluno entrar no clima da profissão escolhida.
"O cinema pode ser extremamente útil para despertar o que já existe dentro do aluno. Nos filmes, ele pode identificar o conjunto de valores da profissão escolhida", afirma a orientadora profissional Juliana Villas Boas.
É importante lembrar, no entanto, que o filme não deve ser a única fonte de informação sobre a carreira, pois, caso contrário, o aluno ficará com uma imagem distorcida da realidade. "O vestibulando deve assistir ao filme de maneira crítica, para não se iludir com a maquiagem e com o romance naturais do cinema. O estudante deve saber que aquilo que vê não é a fiel representação da profissão", diz a orientadora.
"O que é válido é levantar nos filmes algumas questões e checá-las com a realidade. O aluno deve conversar com profissionais e visitar faculdades." Outra dica de Juliana é assistir aos filmes em grupo. A discussão e as diferentes interpretações são construtivas e apuram o espírito crítico. "E isso é válido para todos os filmes a que o aluno assistir, inclusive os que tratam de assuntos vistos em aula."


Texto Anterior: Filmes reforçam tópicos das matérias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.