São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 2002
  Próximo Texto | Índice

AQUI E LÁ FORA

UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS POSSIBILITAM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DO EXTERIOR

Convênios permitem intercâmbio na graduação

LUIS RENATO STRAUSS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem quer cursar parte de sua graduação no exterior deve ficar atento para as oportunidades que cada universidade oferece a seus estudantes. Os convênios e acordos de cooperação ou intercâmbio entre as instituições brasileiras e as internacionais podem beneficiar os alunos até mesmo com bolsas de estudo.
A USP, por exemplo, possui convênios com cerca de 900 universidades, que estão distribuídas ao redor do mundo. Nos últimos quatro anos, enviou cerca de 500 alunos para essas instituições. Por meio de editais ou pela internet (www.usp.br/ccint), o departamento criado exclusivamente para coordenar a mobilidade dos estudantes informa aos alunos da USP as oportunidades oferecidas pelas universidades conveniadas.
O estudante do curso de lingüística Juliano Paiva, 25, conseguiu, em 2000, uma bolsa de estudo para cursar uma universidade no Japão. O benefício incluía a hospedagem e uma ajuda de custo de US$ 700 por mês. "Sempre tive vontade de ir ao Japão e não perdi tempo desde que vi o anúncio de concorrência para a bolsa."
O departamento ainda pode fazer o contato inicial com universidades com as quais a USP não possui acordo, mas em que o aluno tenha interesse de estudar.



Próximo Texto: Experiência valoriza currículo e pode dar duplo diploma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.