São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Escola de Saúde do DF dá aula prática desde o início

Instituição pública usa a chamada Aprendizagem Baseada em Problemas

GUILHERME VOITCH
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Criada em 2001, a ESCS (Escola Superior de Ciências da Saúde) nasceu com uma proposta diferente para o ensino de medicina.
Mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, ligada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a escola aproxima o aluno do trabalho médico desde o primeiro dia de aula.
"Eles vão para hospitais, para os centros de saúde nos bairros e até para a casa dos pacientes, com o pessoal do Programa Saúde da Família [do governo federal]", diz Paulo Roberto Silva, coordenador da graduação em medicina da faculdade.
Segundo ele, o contato direto com os pacientes permite um melhor entendimento sobre as doenças, suas causas e seus sintomas.
"A maioria dos estudantes vai ter semiologia [disciplina que estuda os sintomas das doenças] no terceiro ano. Aqui eles têm isso de cara."
As aulas teóricas também são diferentes. A cada ano, 80 estudantes ingressam na ESCS. No entanto, eles se dividem em turmas de, no máximo, dez alunos.
Com menos alunos, os professores trabalham as disciplinas por meio de problemas práticos, deixando de lado a forma expositiva tradicional. O método se chama ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas).
"A partir de uma questão pontual, de um caso de gripe, vamos avançando até chegar ao estudo das células humanas, por exemplo", diz Silva.
De acordo com o coordenador, a metodologia da faculdade tem garantido bons resultados. Silva afirma que os estudantes formados pela escola têm ido bem nos principais exames de residência.
A ESCS também obteve nota máxima no Enade, na última avaliação feita pelo governo federal, em 2007.
Além do curso de medicina, a faculdade oferece, há dois anos, a graduação em enfermagem.
As inscrições para o próximo vestibular da instituição, que acontece nos dias 27 e 28, já estão encerradas.


Texto Anterior: Inglês - Denise Selmo: Usos do ING
Próximo Texto: Conheça a ESCS
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.