São Paulo, quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para evitar ter dores no corpo, maneire no peso da mochila

DE SÃO PAULO

Mesmo na hora do descanso, há quem não consiga esquecer os livros. Não por dedicação, mas porque pescoço, costas e até braços "reclamam" do peso de todo o material que o estudante teve de carregar na mochila.
Para evitar dores pelo corpo, a melhor opção é levar o material numa bolsa de rodinhas. "Mas a gente sabe que para adolescente é difícil", diz Victor Liggieri, fisioterapeuta do Hospital das Clínicas da USP.
No caso de uma mochila presa às costas, a dica é carregar, no máximo, o equivalente a 10% do peso da pessoa. "E é importante colocar [as tiras] nos dois ombros para distribuir melhor o peso. Além disso, a mochila tem de ficar acima da altura do quadril", diz Liggieri, autor do livro "De Olho na Postura".
Na hora de organizar o material, leve apenas o que realmente será utilizado no dia, diz Viviane Santa Vicca, uma "personal organizer" (organizadora pessoal).
"Fichário, por exemplo, é melhor que caderno, pois o estudante pode deixar em casa a parte que é de conteúdos passados."
Uma mochila com vários bolsos e divisões também permite encontrar mais facilmente os objetos pessoais e de estudo. "Carteira e garrafa de água, é bom colocar separado, não jogado no meio de tudo", afirma Viviane.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Matrícula do Sisu começa amanhã
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.