São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
  Próximo Texto | Índice

DADA A LARGADA

Boas respostas vêm com atualização em todas as disciplinas

Diretor da Vunesp diz que é preciso saber decodificar a questão

Thiago Bernardes/Folha Imagem
Fernando Dagnoni Prado, 60, diretor acadêmico da Vunesp


DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

Estudar o que envolve o conhecimento básico da matemática e da língua portuguesa. É o que aconselha Fernando Dagnoni Prado, diretor acadêmico da Vunesp, que organiza o vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista). "Queremos o aluno que sabe entender o que é solicitado, não o que tem tudo decorado", diz ele, que também é professor de física na Unesp. Aos 60 anos, ele é casado e pai de dois filhos.

 

FOLHA - Como o estudante deve se preparar para o vestibular?
FERNANDO PRADO -
Ele pode tomar alguns exemplos dos vestibulares anteriores e apostar nessa direção.

FOLHA - Que caminho deve seguir?
PRADO -
Estudar o que existe nas disciplinas da base nacional comum do ensino médio. Isso vai ser cobrado e exige o domínio do português e da matemática. Precisa saber decodificar a situação apresentada, o que se solicita e produzir a resposta. Nesse sentido, a produção de textos é muito importante.

FOLHA - A argumentação é mais importante que a norma culta?
PRADO -
É. Mas a norma padrão em geral é importante. Se o sujeito está no plural, o verbo tem que estar. Isso é importante que ele saiba. É importante atualizar-se para tomar posições e manter essa posição com uma argumentação coerente.

FOLHA - Atualizar-se como?
PRADO -
Vale tudo. Vale Machado [de Assis], gibi, jornal, filmes e internet. Porque à medida que ele vai ter que tomar decisão frente a um tema de redação, por exemplo, quanto mais atualizado ele estiver, mais argumentos terá.

FOLHA - Vale dar uma olhada nos temas de redações anteriores?
PRADO -
É interessante. Esse treino, de olhar, fazer redações, até de tentar imaginar temas...

FOLHA - O formato da prova deve continuar em uma fase, questões dissertativas e sem lista de livros?
PRADO -
Esta seria uma das metas da Unesp. A Unesp gostaria de manter grande parte desse modelo, só que há algumas contingências, como um decreto do governador, que estabelece inscrição gratuita (leia texto abaixo).

FOLHA - O que continua igual?
PRADO -
Redação e questões multidisciplinares são uma certeza. E, ao que tudo indica, o critério de uso da nota do Enem deve ser mantido. Ficou histórico, consagrado.


Próximo Texto: Lei que dá isenção nas taxas de inscrição é contestada por universidades públicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.