São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UFSCAR

Vestibular traz dois novos cursos

Filosofia e engenharia florestal serão oferecidos a partir de 2007; exame tem fase única

"Primeira Página"
Entrada da Universidade Federal de São Carlos, que realiza processo seletivo na próxima semana


DA REPORTAGEM LOCAL

O vestibular da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) tem duas novas opções de cursos: filosofia e engenharia florestal. O primeiro, que terá 30 vagas e será ministrado à noite, foi sugestão do Departamento de Filosofia da universidade, que já tinha um curso de pós-graduação na área. O segundo, de período integral e com 40 vagas, foi proposto pelo campus de Sorocaba.
A concorrência é de 8,6 candidatos por vaga, em filosofia, e 7,8, em engenharia florestal.
Outra novidade deste ano são alterações no peso das disciplinas para determinados cursos. Redação passa a ter peso dois para biblioteconomia e música. No ano passado, tinha peso um. Para engenharia civil, é química que passa a ter peso dois. "Essas mudanças foram feitas pelos coordenadores dos cursos como uma forma de valorizar essas disciplinas nestas provas", diz Maria Cristina Comunian Ferraz, coordenadora do vestibular da UFSCar.
De fase única, com três dias de prova, o vestibular da universidade é composto de questões objetivas e discursivas de nove disciplinas (veja quadro).
Diferentemente de outros vestibulares elaborados pela Vunesp, todos os candidatos fazem todas as provas. Na hora da correção, são aplicados pesos diferentes para as disciplinas dependendo do curso escolhido pelo aluno. Não há indicação de leitura obrigatória.
O curso mais concorrido do vestibular deste ano é medicina, com 109,88 candidatos por vaga, seguido por engenharia da computação, 39, e ciências biológicas, 32,7.
O estudante Raoni Silva Moura, 19, vai prestar letras. "Ouvi dizer que investem em pesquisas na minha área."
Sobre a prova, Raoni diz que acredita que será "tranqüila", se for no estilo do teste da Unesp. "Acho bom ter uma fase só, evita a expectativa e a tensão de ter duas datas para ver se passou ou não", compara.
Maria Kardash Salvador, 19, concorre ao curso de imagem e som. "Nos últimos dias da inscrição, ouvi falar do curso e resolvi prestar", afirma.


Texto Anterior: Universidade vai oferecer cursos a distância
Próximo Texto: Recente, processo seletivo ainda se desenvolve, diz professor de cursinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.