UOL

      São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Escapes" como esporte e mais diálogo com os pais podem ajudar

DA REPORTAGEM LOCAL

A falta de tempo sempre é a principal desculpa dos vestibulandos para justificar os hábitos pouco saudáveis, que contribuem para aumentar o estresse e as doenças relacionadas a ele. Alguns pequenos ajustes na rotina podem fazer muita diferença na melhora da qualidade de vida do vestibulando.
Segundo a professora de psicobiologia da Unesp Telma Spera de Andrade, é importante que o aluno tenha alguns "escapes" do estudo, como esportes e artes (música, teatro etc.). A atividade escolhida deve ser a que mais agrada à pessoa. "Para quem nunca fez esporte, começar agora pode ser estressante", afirmou.
Ela detectou em uma pesquisa com estudantes do terceiro ano do ensino médio que os alunos que se saíam melhor no vestibular, além de terem os "escapes", eram os que tinham menos cobranças e um maior diálogo com os pais. "O lado afetivo é muito importante. A família pode ajudar o jovem a se conhecer melhor e a lidar com seus problemas."
De acordo com o professor de psiquiatria da Unicamp Mauricio Knobel, em alguns casos, o estudante estressado deve procurar ajuda de um psicólogo comportamental. "Nesses casos, a psicanálise não é muito indicada. Na psicologia comportamental, a pessoa é confrontada com suas sensações para aprender a lidar com elas e conseguir relaxar", disse ele.
Mesmo com o horário do almoço apertado, o aluno deve evitar alimentar-se com o famoso "um salgado e um refrigerante". "Em vez de comer uma coxinha, a pessoa pode comprar um lanche natural. No lugar do refrigerante, um iogurte ou suco pode ser mais saudável", disse Antônio Frederico Magalhães, professor de gastroenterologia da Unicamp.
Segundo ele, outra medida para evitar a gastrite é não ficar muito tempo sem comer. O ideal é comer algo a cada três horas. O café deve ser evitado quando o estômago estiver vazio e em excesso, principalmente pelas pessoas que têm predisposição a ter gastrite.


Texto Anterior: Alterações podem causar queda de cabelo
Próximo Texto: Vale a pena saber
Matemática: Método Monte Carlo e a estimativa de áreas

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.