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EXEMPLO
Na pública, aluno concilia trabalho
"O esforço vale a pena", afirma estudante que tem de assistir às aulas à noite e aos sábados
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Alunos de escola pública costumam dividir a rotina entre o
trabalho e a escola. É assim
com José Roberlando, 18, que
trabalha oito horas por dia como assistente financeiro, assiste aulas à noite e ainda passa o
sábado, das 7h às 18h, no cursinho pré-vestibular.
"Quero entrar na universidade, então o esforço vale a pena",
afirma o estudante, que está em
dúvida entre os cursos de economia e ciências contábeis.
Após a visita dos Embaixadores da USP, Roberlando deixou
os questionamentos de lado e
se inscreveu para o processo seletivo da USP. "O mercado de
trabalho vê a USP como um
centro de ponta, o que dá mais
oportunidade para a nossa realização profissional", analisa.
Em busca dessa realização,
Jorzino da Cruz Neto, 24, prestou vestibular na USP, no ano
passado -escolheu o curso de
licenciatura em geociências e
educação ambiental. "Eu tinha
me formado na escola em 1999,
estava há muito tempo sem estudar. Mas resolvi prestar o
vestibular atraído pela isenção
da taxa. Queria conhecer a prova", lembra.
O calouro se surpreendeu
com a aprovação. "Estudei apenas para a segunda fase. Mesmo assim, consegui provar que
é possível passar na USP vindo
de uma escola pública", diz o
hoje embaixador da USP.
Para ele, o processo do vestibular é diferente para quem estuda na rede pública e na particular. "O aluno da pública acha
que o ensino é de péssima qualidade. Mas se ele começar a
pensar que o professor tem o
que ensinar, se ele começar a
pensar que pode ser aprovado,
já aumenta a chance de conseguir entrar na universidade."
Para a professora de biologia
da Andronico de Mello Maria
Regina Trevizani, os alunos
precisam de estímulo. "A clientela é heterogênea, mas o nível
geral é muito bom. Tem muita
gente com condições de entrar
na universidade. Para isso, o
aluno precisa confiar no seu
potencial", afirma.
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