São Paulo, terça-feira, 28 de agosto de 2007
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EXEMPLO

Na pública, aluno concilia trabalho

"O esforço vale a pena", afirma estudante que tem de assistir às aulas à noite e aos sábados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alunos de escola pública costumam dividir a rotina entre o trabalho e a escola. É assim com José Roberlando, 18, que trabalha oito horas por dia como assistente financeiro, assiste aulas à noite e ainda passa o sábado, das 7h às 18h, no cursinho pré-vestibular.
"Quero entrar na universidade, então o esforço vale a pena", afirma o estudante, que está em dúvida entre os cursos de economia e ciências contábeis.
Após a visita dos Embaixadores da USP, Roberlando deixou os questionamentos de lado e se inscreveu para o processo seletivo da USP. "O mercado de trabalho vê a USP como um centro de ponta, o que dá mais oportunidade para a nossa realização profissional", analisa.
Em busca dessa realização, Jorzino da Cruz Neto, 24, prestou vestibular na USP, no ano passado -escolheu o curso de licenciatura em geociências e educação ambiental. "Eu tinha me formado na escola em 1999, estava há muito tempo sem estudar. Mas resolvi prestar o vestibular atraído pela isenção da taxa. Queria conhecer a prova", lembra.
O calouro se surpreendeu com a aprovação. "Estudei apenas para a segunda fase. Mesmo assim, consegui provar que é possível passar na USP vindo de uma escola pública", diz o hoje embaixador da USP.
Para ele, o processo do vestibular é diferente para quem estuda na rede pública e na particular. "O aluno da pública acha que o ensino é de péssima qualidade. Mas se ele começar a pensar que o professor tem o que ensinar, se ele começar a pensar que pode ser aprovado, já aumenta a chance de conseguir entrar na universidade."
Para a professora de biologia da Andronico de Mello Maria Regina Trevizani, os alunos precisam de estímulo. "A clientela é heterogênea, mas o nível geral é muito bom. Tem muita gente com condições de entrar na universidade. Para isso, o aluno precisa confiar no seu potencial", afirma.


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