São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dissertação é obrigatória na Fuvest

DA REPORTAGEM LOCAL

Diferentemente do vestibular da Unicamp, no da Fuvest, a dissertação é a única opção. Na Unicamp, o aluno pode optar por fazer uma dissertação, uma carta ou uma narração.
Os temas da Fuvest geralmente são propostos com base em textos filosóficos ou literários. Cabe aos candidatos estabelecer relações possíveis entre as idéias apresentadas, elaborando uma reflexão organizada na estrutura dissertativa. Temas como o questionamento do próprio vestibular, a relatividade de tudo o que há no mundo (a importância da percepção dos vários pontos de vista sobre todo e qualquer assunto), o poder das palavras e a necessidade que o homem tem de transgredir as regras estabelecidas já foram propostos pela Fuvest.
"Além de aferir a capacidade de expressão escrita, a redação busca identificar no estudante o posicionamento crítico e a prática da reflexão sobre temas universais", disse Thaís Nicoleti de Camargo, consultora de português da Folha.
Os temas da Unicamp, segundo Rogério Muraro, do Cursinho da Poli, costumam ser relacionados ao cotidiano, mesmo que não sejam "óbvios". O tema central deste ano foi "evolução". Todas as questões da prova e as três propostas de redação giraram em torno desse assunto. "A redação avalia a capacidade que o aluno tem de interpretar o que lê e sua habilidade de articular informações. Ele pode utilizar na redação um dado presente em um enunciado de matemática, por exemplo."


Texto Anterior: Preparação deve priorizar matérias ligadas à carreira
Próximo Texto: Em dia - Já passei por isso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.