UOL

      São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universitários dão curso profissionalizante

DA REPORTAGEM LOCAL

Um convênio entre a Universidade Anhembi Morumbi e a Assindes (Associação Internacional para o Desenvolvimento), firmado em 2000, permite a estudantes voluntários que desenvolvam projetos sociais com base nos conhecimentos que adquiriram na sala de aula.
O projeto Arsenal da Esperança, que atende a moradores de rua, abrange oficinas criadas por estudantes e por professores. Os alunos do curso de teatro, por exemplo, oferecem orientação de corpo e de voz. A dinâmica é destinada a pessoas que queiram trabalhar como garçons, entre outras atividades. "Esses profissionais têm de saber como abordar o cliente e como manter uma postura correta", afirma Edna Belasco de Magalhães, coordenadora do Programa de Participação Social e Comunitário da universidade.
Os alunos de design desenvolvem atividades que ensinam os moradores de rua a produzirem esculturas e outros tipos de artesanato. Também são oferecidas aulas de informática.
Os voluntários que cursam moda monitoram aulas de costura industrial básica. Os estudantes de enfermagem e fisioterapia, por sua vez, oferecem palestras sobre saúde e higiene pessoal.
A novidade deste ano será a incorporação de alunos do curso de administração, que serão responsáveis por aulas de empreendedorismo e de formação de cooperativas. "Essa etapa será importante para que os beneficiados possam se organizar e administrar os seus negócios", diz Magalhães.
Em 2002, foram 13 cursos, que atenderam 291 pessoas. Neste ano, o número de beneficiados deve dobrar.


Texto Anterior: Grade curricular exige solidariedade
Próximo Texto: Beneficiados por projeto lançam livro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.