São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007
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EM FASES

Avaliação seriada vale como preparação

Estudante ganha mais confiança para fazer exames

DA REPORTAGEM LOCAL

Participar de um processo seletivo seriado pode servir de treino para outros vestibulares, além de estimular o estudante a se dedicar mais aos estudos durante o ensino médio.
"É um formato de prova muito bom porque incentiva o aluno a não deixar acumular todo o conteúdo no terceiro ano", afirma Silvana Leporace, coordenadora do serviço de orientação educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.
"O estudante também aprende a se controlar nas diferentes situações e a administrar o tempo e a ansiedade", avalia.
Para Ana Paula Lucato, 16, aluna do terceiro ano do ensino médio do Colégio Vértice, na capital paulista, participar da avaliação seriada da Faap tem sido positivo. Ela fez as provas das duas primeiras fases.
"Não senti que minhas notas na escola tenham melhorado, mas saí ganhando em termos de confiança e de segurança." Ela pretende cursar direito ou jornalismo e não descarta prestar vestibular em outras instituições. "A avaliação seriada já vai ter valido o treino."
Marilia Barcellini Di Dio, 16, do terceiro ano do ensino médio do Dante Alighieri, achou que fosse uma espécie de treineiro (como o do vestibular da Fuvest) quando foi fazer a primeira etapa da prova. Ela quer uma vaga no curso de rádio e TV. "Quero trabalhar em televisão com edição."

Desempenho
Após uma das fases da avaliação seriada, as instituições em geral costumam enviar para o aluno o seu resultado individual e o desempenho médio da escola. Para Altamires Alves Santos, que está no terceiro semestre de letras/espanhol na UnB, a experiência foi bastante importante para detectar as deficiências e corrigi-las para a etapa seguinte. (FC)


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