São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002
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AO MESMO TEMPO

PARA ESPECIALISTAS, ALUNO DEVE AVALIAR MOTIVOS QUE O LEVARAM A TOMAR A DECISÃO

Cursar duas faculdades pode prejudicar rendimento acadêmico

José Nascimento/Folha Imagem
SEGURANÇA Rafael Gil Gil Filho, 25, diz que o apoio de sua mãe foi fundamental para enfrentar os cursos de economia e ciências sociais

LUIS RENATO STRAUSS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os estudantes que pretendem cursar duas faculdades ao mesmo tempo devem pesar quais as motivações que os levam a procurar a dupla graduação, diz Paulo Afrânio Sant'Anna, da Faculdade de Psicologia do Mackenzie.
Para ele, um estudante ocupado com apenas uma graduação consegue absorver cerca de 70% dos conhecimentos potenciais da universidade. A dupla jornada diária pode reduzir ainda mais a taxa de aproveitamento acadêmico.
Sant'Anna afirma que alguns casos são originados por pressão dos pais para que os filhos encarem uma determinada carreira. "Os jovens se sentem coagidos e decidem fazer mais de uma faculdade para não decepcionar os parentes. Nesse caso, o estudante pode acabar perdendo o interesse por um curso e arrastar o outro."
A segunda situação apontada pelo professor é a de estudantes que são levados pela idéia de que o mercado exige profissionais com diversos certificados em mãos. "Ele deve ficar atento para qual será a utilidade do conhecimento adquirido."
E, finalmente, uma das condições comuns para a escolha de duas universidades distintas é a própria indecisão sobre qual profissão quer seguir. A falta de uma escolha segura pode atrapalhar o seu desenvolvimento acadêmico.
Para Nelio Bizzo, vice-diretor da Faculdade de Educação da USP, o aluno que estuda em duas universidades pode acabar se dispersando. Segundo ele, o interessante para o estudante é pesquisar sobre os campos de atuação de uma carreira e se aprofundar nos conhecimentos relacionados a ela.
As boas universidades, diz Bizzo, oferecem grande variedade de disciplinas optativas para alunos de áreas diferentes. As informações, em geral, estão disponíveis em cada uma das faculdades.
"A princípio, o aluno deve se preocupar com uma formação abrangente e, conforme a seqüência de seu aprendizado, escolher uma especialização e quais os meios de obtê-la. Ele precisa lembrar que a formação não se encerra na graduação. Hoje há a cultura da educação permanente."
Ricardo Xavier, presidente da empresa de consultoria em recursos humanos Manager, diz que, antes de pensar em uma segunda graduação, o estudante deve ficar atento para cursos que o ajudarão profissionalmente. "Um engenheiro, por exemplo, precisa de bons conhecimentos de informática; aulas de outras línguas são indispensáveis para todos, e há uma infinidade de cursos de curta duração que abordam temas específicos da profissão."
Uma fase importante da graduação, segundo Xavier, é a de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. Para isso, deve-se reservar tempo para os estágios e programas de trainees. "O que não será uma barreira, pois o estudante possui cerca de três meses de férias todos os anos. Nesse período, ele pode encontrar um trabalho temporário."
Para Daniela Shiano, gerente da consultoria em recursos humanos KPMG, há ganho na formação quando os cursos possuem afinidade ou se complementam. "Cursos abrangentes como o de administração casam bem com aulas de direito, psicologia ou marketing, por exemplo."
Uma pessoa que trabalha com atendimento ao cliente em uma empresa de seguros poderá ser favorecida pelo conhecimento nas áreas de psicologia e direito, pois terá de saber lidar com os humores dos clientes e as especificidades das cláusulas dos contratos.
"Possuir no currículo duas faculdades que foram cursadas ao mesmo tempo é um sinal de brilhantismo", afirma Thomas Case, fundador do Grupo Catho. Para ele, esses estudantes que se propõem a suportar uma carga pesada de cobrança, em geral, conseguem se adaptar sem problemas a uma posição de trabalho. "Nos Estados Unidos, os jovens não têm a obrigação de trabalhar enquanto cursam o ensino superior. Dedicam-se, na maioria dos casos, apenas aos estudos."


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