São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

Nutrição consciente

ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Desde 2001, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige a descrição do alimento industrializado, assim o consumidor consciente pode controlar mais facilmente a quantidade de calorias ingeridas e perceber a composição do alimento.
Os carboidratos e as gorduras são considerados alimentos energéticos, porém é preciso consumir moderadamente as gorduras saturadas, já que elas podem aumentar o risco de doenças cardíacas. A principal vocação das proteínas está em seu papel construtor, já que essas são as substâncias orgânicas mais abundantes nas células animais. O excesso de colesterol pode resultar em problemas cardiovasculares. As fibras alimentares não têm calorias, mas auxiliam na movimentação das fezes. Já o sódio, em excesso, pode contribuir para o aumento da pressão arterial.
Desde o dia 1º, o rótulo deve informar a quantidade de gorduras trans no alimento. Diferentemente dos itens mencionados acima, não existe a informação de valor diário de referência (%VD), pois não precisamos dessa substância em nosso organismo. Provavelmente ela está relacionada ao aumento do nível do colesterol "ruim" (LDL) e à diminuição do "bom" colesterol (HDL), entre outros problemas.
Formados por glicerol e ácidos graxos de cadeia longa, os óleos são considerados insaturados por apresentarem ligações duplas entre os carbonos.
Na natureza, as ligações duplas têm conformação cis. Para que um óleo vegetal venha a se apresentar sólido na temperatura ambiente, é necessário o processo de hidrogenação, no qual algumas ligações duplas aparecem com a configuração trans, conforme pode ser visto na figura. A recomendação é que a ingestão diária desse tipo de gordura não ultrapasse 2g.


ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE é bacharel em ciências biológicas pela USP, professor do Stockler Vestibulares e membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia


Texto Anterior: História: Cristianização e eleições
Próximo Texto: Atualidades: O caos volta ao Líbano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.