|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Aluno brasileiro tem dificuldade para ler
DA REPORTAGEM LOCAL
Estudos realizados com alunos
brasileiros mostram que a maior
parte deles tem dificuldade para
ler e compreender textos. Entre os
alunos do terceiro ano do ensino
médio, apenas 5,34% têm habilidade de leitura compatível com a
série que cursam. Pouco mais de
42% têm um desempenho considerado crítico ou muito crítico.
Esses dados, levantados pelo
Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) em 2001
e divulgados neste ano, confirmam a deficiência de aprendizado que já havia sido mostrada
quando o Brasil ficou na 37ª posição do ranking do Programa Internacional de Avaliação do Estudante, que avaliou o desempenho
de leitura de estudantes na faixa
dos 15 anos em 41 países, em 2000.
Os alunos brasileiros ficam atrás
dos chilenos e dos argentinos.
Os resultados do Enem (Exame
Nacional do Ensino Médio) também revelam a mesma dificuldade. O relatório final do exame de
2002 diz que "só a leitura superficial e fragmentada pode explicar a
opção por alternativas de resposta
que revelam leitura de gráficos
sem associação com a proposta,
escolha de alternativas dissociadas do contexto, dificuldade de
estabelecer relações entre linguagens expressas por tabelas, fórmulas e gráficos, escolha de afirmações e argumentos contraditórios e mutuamente excludentes".
Do 1,8 milhão de participantes
do último Enem, 74% tiveram desempenho considerado insuficiente e regular.
"Interpretar um texto é base para entender outras matérias. Às
vezes, o aluno não sabe história
porque não sabe ler", diz Carlos
Henrique Araújo, diretor de avaliação da educação básica do Inep
(Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais).
Segundo ele, um dos motivos
do baixo desempenho em compreensão de textos é a falta do hábito de leitura, problema detectado não só entre os alunos mas
também entre os pais e mesmo
entre os professores. "Somos um
país de não-leitores. O professor
lê pouco, a família lê pouco. O
contato com o livro só é feito dentro do sistema de ensino e, muitas
vezes, de forma desagradável."
Texto Anterior: Jornais mantêm alunos atualizados Próximo Texto: Grandes vestibulares exigem somente compreensão em exame de língua inglesa Índice
|