UOL

      São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP cria novo curso de licenciatura

DA REPORTAGEM LOCAL

A USP oferecerá no vestibular 2004 uma nova opção para os vestibulandos. Foi criado pela instituição o curso de licenciatura em geociências e educação ambiental, ligado ao Instituto de Geociências. Esse é o primeiro curso desse tipo no país.
Serão oferecidas 40 vagas. As aulas serão ministradas somente no período noturno.
Diferentemente do curso de bacharelado em geologia, o de licenciatura em geociências e educação ambiental terá apenas quatro anos. Na grade curricular, ao lado das matérias específicas da área, constam disciplinas dos cursos de geografia, de letras e de jornalismo, além das da Faculdade de Educação. Um dos objetivos do curso é que o profissional tenha uma boa formação em língua portuguesa.
As matérias de química, de física e de matemática terão sua carga horária reduzida no currículo do novo curso.
De acordo com Uriel Duarte, chefe do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental, o novo curso é destinado aos estudantes que queiram dar aulas no ensino médio, com enfoque, por exemplo, nos temas ambientais.
Geralmente esses temas são tratados nas escolas por professores de geografia -que também têm formação voltada para a discussão de problemas sociais.
O formado pelo curso de geociências e educação ambiental terá o ponto de vista mais fundamentado na natureza.


Texto Anterior: Carreira/Geologia: Atuação de geólogo se estende às áreas urbanas
Próximo Texto: Viagem para estudo de campo é item da grade curricular
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.