São Paulo, quarta-feira, 01 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Dos Estados Unidos, dupla de músicos revela o Brasil em cada nota

DA REDAÇÃO

Para o ouvinte médio, talvez "Duo" entre na memória apenas como uma espécie de milagre da multiplicação. Faz sentido, afinal, são apenas 20 dedos, 88 teclas e seis cordas dando corpo a um caleidoscópio sonoro.
Mas, vencido esse aspecto quase circense do trabalho, sua maior qualidade vem à tona. Revestido em cada um de seus quadrantes com uma saudável saudade do Brasil, o CD traz à mente aquelas imagens da Terra vistas da janela de um foguete. Explico: foi preciso que os dois se distanciassem para ver por inteiro o objeto de abordagem -ou de adoração, o que não é impreciso afirmar.
Seria quase um olhar estrangeiro, não fossem os músicos em questão Cesar Camargo Mariano e Romero Lubambo. Apesar de já polido pelos anos aplicados no estudo da técnica instrumental, o Brasil aparece completo em cada nota tocada em "Duo".
Sem nenhum esforço metafórico, ouvem-se escolas de samba, grupos regionais de choro, o verniz globalizante da bossa nova, a riqueza harmônica da MPB.
"Fotografia" conta com a interpretação mais contundente do trabalho, além de trazer ecos do arranjo composto por Mariano para o LP "Elis e Tom" (74). Mas isso não diminui a importância da leitura de "Joy Spring", composta pelo baterista Max Roach e pelo trompetista Clifford Brown.
Essa última mostra o quanto a sonoridade do dueto já é um substantivo concreto que mantém a identidade mesmo quando vai além de seus domínios. "Duo" representa um daqueles raros momentos na música em que sutileza e substância têm um encontro feliz. (EDSON FRANCO)

Duo


    
Artistas: Cesar Camargo Mariano e Romero Lubambo
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 27, em média



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: DVD: Paralamas explicam seu "Longo Caminho" através de imagens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.