São Paulo, domingo, 01 de janeiro de 2006

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FILMES

TV ABERTA

Contos de fadas invadem a vida de ogro em "Shrek"

Com a Bola Toda
Bandeirantes, 13h.
 
(Mad about Mambo). EUA/ Inglaterra,1999, 92 min. Direção: John Forte. Com William Ash, Keri Russell. Garoto irlandês, que sonha virar jogador de futebol, resolve aprender a dançar salsa, pois supõe que, dançando como os latino-americanos, jogará com idêntica habilidade. Teoria duvidosa, filme idem.

Shrek
Globo, 15h.
   
(Shrek). EUA, 2001, 89 min. Direção: Andrew Adamson, Vicky Jenson. Shrek, ogro cuja vida é invadida por personagens de contos de fadas, precisa resgatar uma princesa encantada.

Star Wars - O Ataque dos Clones
Record, 20h30.
   
(Star Wars - Episode 2 - Atack of the Clones). EUA, 2002, 133 min. Direção: George Lucas. Com Ewan McGregor, Natalie Portman. Anakin Skywalker, o jovem prodígio protegido por Obi-Wan Kenobi, cresce. Aqui e ali já manifesta sua atração pelo lado obscuro das coisas, que o levará a se tornar, no terceiro episódio da série, Darth Vader.

Cruzeiro das Loucas
Globo, 22h45.
 
(Boat Trip). EUA, 2003, 94 min. Direção: Mort Nathan. Com Cuba Gooding Jr. A velha história de homens que saem à caça de companhia feminina. Aqui, os dois amigos cometem um pequeno erro: embarcam num cruzeiro gay.

Frida
Globo, 0h25.
 
(Frida). EUA, 2003, 123 min. Direção: Julie Taynor. Com Salma Hayek, Alfred Molina. A vida de Frida Kahlo, renomada artista plástica mexicana, objeto de culto de Madonna etc. E o blablablá açucarado que por vezes contamina as biografias.

Meu Tesouro É Você
Bandeirantes, 0h.
  
(Easy Come, Easy Go). EUA, 1967, 96 min. Direção: John Rich. Com Elvis Presley, Dodie Marshall. Elvis descobre um tesouro submerso e enfrenta os devidos concorrentes na luta por sua posse. Mas, como bem diz o título, a riqueza, neste caso, não estará no dinheiro.

As Aventuras do Barão de Munchausen
Globo, 2h30.
 
(The Adventures of Baron Munchausen). EUA, 1989, 126 min. Direção: Terry Gilliam. Com John Neville, Eric Idle, Sarah Polley, Oliver Reed. No século 18, o barão de Munchausen aparece em cidade sitiada pelos turcos e promete salvá-la da difícil situação, caso encontre quatro temíveis amigos que o ajudem a reviver seu mito. A cidade o ajuda a encontrá-los. Mas nem tudo sairá como sonhado.

Apostando no Amor
SBT, 1h.
  
(Dogfight). EUA, 1991, 89 min. Direção: Nancy Savoca. Com River Phoenix, Lily Taylor. Por conta de uma aposta, River Phoenix seduz garota feia à beça. O problema (com ele) é que descobre, mais tarde, que está verdadeiramente apaixonado pela feiozinha, tal qual aconteceu com Valmont, o conquistador de "Ligações Perigosas".

Pânico no Céu
SBT, 2h45.
 
(Hostage Flight). EUA, 1985, 100 min. Direção: Steven Hillard Stern. Com Ned Beatty, Barbara Bosson. Avião com destino a Detroit é seqüestrado por integrantes do Exército de Libertação do Líbano, ou seja, por terroristas, como o filme mostra. A certeza é que uma bomba é menos nociva que a mensagem e direção deste tal Stern. Só para SP.

A Contaminação
SBT, 4h15.
 
(The Chain Reaction). Austrália, 1980, 92 min. Direção: Ian Barry. Com Steve Bisley. Terremoto libera substâncias atômicas letais. Os chefões querem esconder o caso. Um engenheiro, já contaminado, foge da usina, perde a memória, é acolhido por um casal em férias e simultaneamente perseguido a mando dos chefões. (IA e PSL)

TV PAGA

"Ronin" anuncia o surgimento de uma era

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Ronin" (TC Action, 17h20) é um filme que acompanha bem o sal de frutas necessário neste primeiro dia do ano, quando a ressaca toma as rédeas daquilo que antes era um transe festeiro. É quando, também, a razão volta à cena, e podemos avaliar as mudanças que rolaram durante o ano.
Este filme de John Frankenheimer também avalia um contexto inédito e, como o Réveillon, trata sobre os novos tempos. No caso, um mundo pós-queda do muro, quando, de certa maneira, o bloco capitalista triunfou, os países socialistas se mostraram economicamente miseráveis à mídia ocidental (ou ocidentalizada?) e por aí afora. Um momento que também pôs em xeque um gênero de cinema, o de espionagem.
Os espiões, na história, filmada em 1997, vagam desorientados pelo mundo, como os samurais sem seus mestres. Sam (Robert De Niro) e outros agentes aceitam uma missão nebulosa: resgatar uma mala na qual sabe-se lá o que tem dentro. Não há uma finalidade muito clara, tampouco um cunho político, que era antes o combustível destes homens.
Filme bocado triste, ao mostrar esses desgraçados como fantasmas perdidos entre identidades inéditas e tentando encontrar algum norte. Que, no caso de Frankenheimer, é de toda uma tradição: a de cinema (expressa nas perseguições automobilísticas) e a cultural, que está nas marcas dos carros e nas belas locações francesas, que ostentam mais uma beleza histórica que turística.
O western crepuscular, que via retrospectivamente o fim dos caubóis no século 20, são outra referência do filme. A diferença é que este filme de Frankenheimer registra, agora em tempo real, o fim de uma era. Que vinha arfando havia anos, mas que precisou de uma martelada num muro para se fazer real. Como o Réveillon, que traz à evidência um tempo que já passou.


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