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FILMES
TV ABERTA
Contos de fadas invadem a vida de ogro em "Shrek"
Com a Bola Toda
Bandeirantes, 13h.
(Mad about Mambo). EUA/
Inglaterra,1999, 92 min. Direção: John
Forte. Com William Ash, Keri Russell.
Garoto irlandês, que sonha virar jogador
de futebol, resolve aprender a dançar
salsa, pois supõe que, dançando como os
latino-americanos, jogará com idêntica
habilidade. Teoria duvidosa, filme idem.
Shrek
Globo, 15h.
(Shrek). EUA, 2001, 89 min. Direção:
Andrew Adamson, Vicky Jenson. Shrek,
ogro cuja vida é invadida por
personagens de contos de fadas, precisa
resgatar uma princesa encantada.
Star Wars - O Ataque dos Clones
Record, 20h30.
(Star Wars - Episode 2 - Atack of the
Clones). EUA, 2002, 133 min. Direção:
George Lucas. Com Ewan McGregor,
Natalie Portman. Anakin Skywalker, o
jovem prodígio protegido por Obi-Wan
Kenobi, cresce. Aqui e ali já manifesta sua
atração pelo lado obscuro das coisas, que
o levará a se tornar, no terceiro episódio
da série, Darth Vader.
Cruzeiro das Loucas
Globo, 22h45.
(Boat Trip). EUA, 2003, 94 min. Direção:
Mort Nathan. Com Cuba Gooding Jr. A
velha história de homens que saem à
caça de companhia feminina. Aqui, os
dois amigos cometem um pequeno erro:
embarcam num cruzeiro gay.
Frida
Globo, 0h25.
(Frida). EUA, 2003, 123 min. Direção:
Julie Taynor. Com Salma Hayek, Alfred
Molina. A vida de Frida Kahlo, renomada
artista plástica mexicana, objeto de culto
de Madonna etc. E o blablablá açucarado
que por vezes contamina as biografias.
Meu Tesouro É Você
Bandeirantes, 0h.
(Easy Come, Easy Go). EUA, 1967, 96 min.
Direção: John Rich. Com Elvis Presley,
Dodie Marshall. Elvis descobre um
tesouro submerso e enfrenta os devidos
concorrentes na luta por sua posse. Mas,
como bem diz o título, a riqueza, neste
caso, não estará no dinheiro.
As Aventuras do Barão de
Munchausen
Globo, 2h30.
(The Adventures of Baron Munchausen).
EUA, 1989, 126 min. Direção: Terry
Gilliam. Com John Neville, Eric Idle, Sarah
Polley, Oliver Reed. No século 18, o barão
de Munchausen aparece em cidade
sitiada pelos turcos e promete salvá-la da
difícil situação, caso encontre quatro
temíveis amigos que o ajudem a reviver
seu mito. A cidade o ajuda a encontrá-los. Mas nem tudo sairá como sonhado.
Apostando no Amor
SBT, 1h.
(Dogfight). EUA, 1991, 89 min. Direção:
Nancy Savoca. Com River Phoenix, Lily
Taylor. Por conta de uma aposta, River
Phoenix seduz garota feia à beça. O
problema (com ele) é que descobre, mais
tarde, que está verdadeiramente
apaixonado pela feiozinha, tal qual
aconteceu com Valmont, o conquistador
de "Ligações Perigosas".
Pânico no Céu
SBT, 2h45.
(Hostage Flight). EUA, 1985, 100 min.
Direção: Steven Hillard Stern. Com Ned
Beatty, Barbara Bosson. Avião com
destino a Detroit é seqüestrado por
integrantes do Exército de Libertação do
Líbano, ou seja, por terroristas, como o
filme mostra. A certeza é que uma
bomba é menos nociva que a mensagem
e direção deste tal Stern. Só para SP.
A Contaminação
SBT, 4h15.
(The Chain Reaction). Austrália, 1980, 92
min. Direção: Ian Barry. Com Steve Bisley.
Terremoto libera substâncias atômicas
letais. Os chefões querem esconder o
caso. Um engenheiro, já contaminado,
foge da usina, perde a memória, é
acolhido por um casal em férias e
simultaneamente perseguido a mando
dos chefões.
(IA e PSL)
TV PAGA
"Ronin" anuncia o surgimento de uma era
PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
"Ronin" (TC Action, 17h20) é
um filme que acompanha bem o
sal de frutas necessário neste primeiro dia do ano, quando a ressaca toma as rédeas daquilo que antes era um transe festeiro. É quando, também, a razão volta à cena,
e podemos avaliar as mudanças
que rolaram durante o ano.
Este filme de John Frankenheimer também avalia um contexto
inédito e, como o Réveillon, trata
sobre os novos tempos. No caso,
um mundo pós-queda do muro,
quando, de certa maneira, o bloco
capitalista triunfou, os países socialistas se mostraram economicamente miseráveis à mídia ocidental (ou ocidentalizada?) e por
aí afora. Um momento que também pôs em xeque um gênero de
cinema, o de espionagem.
Os espiões, na história, filmada
em 1997, vagam desorientados
pelo mundo, como os samurais
sem seus mestres. Sam (Robert
De Niro) e outros agentes aceitam
uma missão nebulosa: resgatar
uma mala na qual sabe-se lá o que
tem dentro. Não há uma finalidade muito clara, tampouco um cunho político, que era antes o combustível destes homens.
Filme bocado triste, ao mostrar
esses desgraçados como fantasmas perdidos entre identidades
inéditas e tentando encontrar algum norte. Que, no caso de Frankenheimer, é de toda uma tradição: a de cinema (expressa nas
perseguições automobilísticas) e
a cultural, que está nas marcas dos
carros e nas belas locações francesas, que ostentam mais uma beleza histórica que turística.
O western crepuscular, que via
retrospectivamente o fim dos
caubóis no século 20, são outra referência do filme. A diferença é
que este filme de Frankenheimer
registra, agora em tempo real, o
fim de uma era. Que vinha arfando havia anos, mas que precisou
de uma martelada num muro para se fazer real. Como o Réveillon,
que traz à evidência um tempo
que já passou.
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