São Paulo, sexta-feira, 01 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista mapeia emoções humanas na web

Projeto explora mudança de comportamento ao rastrear a profusão de sentimentos expressos na blogosfera

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde 2006, o projeto de arte eletrônica We Feel Fine (www.wefeelfine.org) coleciona, em tempo real, as emoções expressas por blogueiros do mundo inteiro.
A julgar pela base de dados reunida ao longo desses anos -uma espécie de almanaque das emoções humanas na internet-, ontem foi o dia da esperança. Hoje, é o da ressaca.
"É que todo dia 31 de dezembro nós registramos um novo recorde de ocorrência da palavra "bêbado" nos blogs", brinca Sep Kamvar, professor de matemática computacional da Universidade de Stanford, na Califórnia, e parceiro do artista plástico americano Jonathan Harris no site-obra de arte.
Mas o mérito do projeto não é respaldar o senso comum -o dia de ressaca- com estatísticas colhidas na web, mas dar forma a uma mudança de comportamento: o fato de milhares de pessoas sentirem a necessidade de dizer ao mundo virtual que estão bêbadas ou felizes ou angustiadas. Ou tudo junto.
No final de 2009, o projeto ganhou versão em livro, "We Feel Fine: An Almanac of Human Emotion" (Scribner), que traz uma seleção do melhor (ou pior) entre as 12 milhões de emoções coletadas até hoje.
"Nosso projeto é sobre pessoas e suas emoções. A internet e os blogs são apenas os meios para isso. Em que outro lugar poderíamos ter acesso a até dois milhões de emoções em tempo real?", pergunta ele.
Para tanto, Kamvar e Harris desenvolveram um software que busca emoções e sensações em todos os blogs de língua inglesa da internet. Toda vez que surgem as expressões "estou me sentindo" ou "me sinto", o programa registra a frase e/ou imagem relacionada a ela, e joga esses dados num sistema, que organiza as informações em diferentes interfaces (veja quadro à esquerda).
Com essa quantidade brutal de dados, os autores chegaram a conclusões curiosas e divertidas: que o dia dos namorados é quando mais gente se sente "solitária", que pessoas mais velhas sentem menos "raiva" e que quem se sente "grato" tende a ser mais "feliz".
"O que mais nos surpreendeu foi que as dez emoções mais comuns são estáveis e independem de nacionalidade, gênero e idade", diz Kamvar.
Segundo ele, as emoções/ sensações mais frequentes na blogosfera são "melhor", "mal", "bem", "culpado", "arrependido", "farto", "à vontade", "ótimo" e "feliz". "Isso mostra que somos mais parecidos do que imaginamos", avalia.
Está de ressaca? Então bem-vindo ao clube majoritário de "We Feel Fine".


Texto Anterior: Som alto: A&E investe em três especiais musicais
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.