São Paulo, Terça-feira, 01 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Lili Martins/Folha Imagem
Lygia Fagundes Telles prestigiou o aniversário de Pedro Paulo de Sena Madureira, no Pavilhão Cultural Renée Behar


Testemunha-chave

Está nas mãos do advogado Airton Soares a solução do inquérito que apura tentativa de suborno no Cade, o órgão do Ministério da Justiça que julgará a fusão da Brahma e da Antarctica.

No ano passado, Soares foi procurado por um cliente que lhe revelou que dois sujeitos de Brasília tinham como subornar conselheiros do Cade para que dessem um parecer favorável a quem pagasse melhor. Soares é advogado dos distribuidores de bebidas.

O advogado diz que procurou Hebe Romano, relatora do processo, para alertá-la sobre o que tinha ouvido. Aconselhou que tomasse cuidado com grampos em telefones e com pessoas que pudessem segui-la na rua.

Soares sabe os nomes dos possíveis subornadores. Reluta em dizer quem são, por causa do sigilo profissional.

ASAS DO DESEJO
A ousadia do dono da Vasp, Wagner Canhedo, não tem limite.
Mesmo sem pagar a Infraero, mesmo sendo acusado de fraudar documentos do INSS e ameaçado de ter cassada a concessão da empresa, ele sonha com a ajuda do BNDES para injetar dinheiro na aviação. Com isso, poderia avançar em conversas que diz estar mantendo com a americana Continental. A empresa estaria interessada em se associar à Vasp.

Canhedo pretende intensificar a guerra com as outras companhias aéreas. Depois do desconto de 50% na ponte aérea Rio-São Paulo, deve anunciar descontos semelhantes em várias outras rotas do país.
PANE À VISTA
A conversa para uma associação entre TAM e Transbrasil esbarra na multa de R$ 260 milhões que a última recebeu da Receita Federal. A TAM tem informações de que a Transbrasil não tem dinheiro para pagar a dívida.
Vai recorrer à Justiça - o que pode prolongar a discussão por muitos anos.

LEMBRANCINHA
O publicitário Nizan Guanaes está com tudo. No sábado, no jantar que comemorou o aniversá rio de Pedro Paulo de Sena Madureira no Pavilhão Cultural Reneé Behar, comprou duas cadeiras de aço cromado e couro natural que René importou de Londres. Nem quis saber o preço - algo em torno de R$ 2 mil reais.

É ELE
No mesmo jantar, a promoter Alice Carta ofereceu a José Serra um "jantar de adesão". Só não se sabe a que, já que Serra jura que só pensa em ser um bom ministro da Saúde.

SOUVENIR
Wando tem concorrente. Choveram calcinhas no palco de Cássia Eller durante show esse fim-de-semana em Planaltina, cidade dos arredores de Brasília. As fãs queriam autógrafo.

PENA AFIADA
O jornalista Mino Carta, que fundou, entre outras publicações, "Veja", "IstoÉ" e "Carta Capital", está escrevendo um livro. Vai contar o que viveu em mais de quarenta anos nas redações brasileiras.

CONCRETO
Oscar Niemeyer poderá assinar homenagem a Chico Mendes, em Xapuri, no Acre.
O arquiteto aceitou convite da senadora Marina Silva (PT) para criar um monumento ao líder seringueiro. Só espera o histórico da vida de Chico Mendes para começar a desenhar.

ANÁGUA
As organizadoras da 1ª Conferência de Mulheres da Língua Portuguesa apresentaram um dado surpreendente: dos oito países que participam do encontro, o Brasil é o que tem a menor representatividade feminina no parlamento. Elas ocupam 6,6% das cadeiras. Em Moçambique, são 35,7%. Em Portugal, 18,7%. O Brasil perde também para Guiné-Bissau, onde elas são 7,8%.

ESCAMBO
Apesar de afirmarem que a situação está bem melhor em Cuba, os músicos do Habana Ensemble, que aterrissaram em São Paulo para o festival "Baila Cuba", resolveram não arriscar.
Eles trouxeram charutos para vender e tirar um troco.

BORRACHA
A Parada do Orgulho Gay, que acontece dia 25 de junho, na avenida Paulista, não vai deixar papel sobre papel.
É que, este ano, um novo bloco -o dos garis- vai seguir a turma do babado limpando a sujeira que for deixada pelo caminho.

CURTO-CIRCUITO
O MAC-USP traz da Itália a exposição "Os Múltiplos Beuys", do artista plástico alemão Joseph Beuys, que abre dia 17 no Centro Cultural Fiesp.

Começa hoje uma megaliquidação no shopping de decoração D&D. Todas as lojas vão colocar mercadorias à venda com descontos que podem chegar a 60% do preço original.

Diretora de marketing da Embratur, Ana Karin Quental se despede da empresa em abril. Ela entra na política e disputa pelo PL a prefeitura de Cruzeiro, em São Paulo.

Com renda revertida para as crianças da Sociedade Viva Cazuza, a Impala lança quinta-feira no Tom Brasil, na estréia do espetáculo "Cazas de Cazuza", a linha de esmaltes Beth Balanço.

A cantora Marina Flecha de Lima reestréia hoje seu show no Flag, com muita MPB, sons latinos e música americana dos anos 40.


E-mail: bergamo@folhasp.com.br

Com colaboração de AUGUSTO PINHEIRO, LYDIA MEDEIROS e THIAGO STIVALETTI



Texto Anterior: Obra insere objetivo no jornalismo pop
Próximo Texto: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Pressão alta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.