São Paulo, segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

LITERATURA

Crítico Wilson Martins morre, em Curitiba, aos 88 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O crítico literário paulista Wilson Martins morreu anteontem, aos 88 anos.
O escritor estava radicado em Curitiba e morreu em razão de complicações cirúrgicas no hospital Nossa Senhora das Graças, onde estava internado desde o último dia 20, após fazer uma operação para extrair a bexiga em virtude de um câncer.
O corpo será cremado hoje em cerimônia reservada.
Nascido em São Paulo, em 1921, Martins teve uma carreira acadêmica nos EUA, lecionando na Universidade de Nova York por 26 anos, até se aposentar, em 1992.
Entre seus livros mais famosos, estão os volumes de "História da Inteligência Brasileira", que lhe renderam dois Prêmios Jabuti. Também foi agraciado pela Academia Brasileira de Letras com um prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra em 2002.
Outras obras incluem "A Ideia Modernista", que faz um balanço da Semana de Arte Moderna de 1922, "A Crítica Literária no Brasil" e "A Palavra Escrita".
Em 2006, lançou "O Ano Literário" (ed. Topbooks), em que reúne textos publicados entre 2000 e 2001 em jornais como "O Globo", do Rio, e "Gazeta do Povo", de Curitiba, onde atuou como crítico literário.
Um dos grandes nomes do gênero ainda em atividade, também colaborou na revista "Joaquim", criada em 1946 por Dalton Trevisan e reeditada em 2001.


Texto Anterior: Pesadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.